2003-08-21

FUSÕES E COMPLICAÇÕES. Hoje mesmo, num quiosque de rua, vimos o Jornal de Negócios e, após breve olhadela, pareceu-nos que o título de grande destaque sobre a fusão de marcas no BCP não deveria ser rigorosa por aí além. Como aqui em Empreender somos muito rigorosos com os custos, aprontamo-nos a investigar a notícia através do sítio do jornal na internet. Pois bem, a notícia está lá mas termina com uma curiosa "nota de direcção", nos seguintes termos: "Os comentários ao «lead» da manchete de hoje do Jornal de Negócios sugerem alguma confusão de conceitos, originada pela síntese não totalmente esclarecedora do conteúdo da notícia publicada na página quatro. Por isso, a Direcção decidiu publicar o referido texto na íntegra no Negocios.pt".

Fomos de imediato procurar, na mesma página, os comentários possíveis e visíveis e aqui ficam os que se encontram junto da notícia:

"Então já experimentaram ver se o somatório de clientes dos bancos comprados se mantém? Ou mesmo partindo do princípio de poderia haver alguma sobreposição que estaria na base dos 95% do que era! Só este ano se sabe que o BCP diminuiu 8% nos depositos à ordem! Os outros bancos todos subiram. A dimensão do banco tem vindo a decrescer a olhos vistos. Então que goodwill é este?" (por Falido).

"Há muito que me sinto enganado pela administração desse banco. Todas as minhas poupanças de uma vida de trabalho as pus lá. Agora é só perder dinheiro. Ninguém tem respeito pelo dinheiro dos accionistas. É só esbanjar!Recebem brutos bónus apesar dos resultados serem de vergonha e agora não contentes com tudo o que já fizeram de mal vão deitar à rua todo este dinheiro em imagem em marcas,etc. Já para não falar em marcas centenárias como a do Atlântico. Isso sim que foi um grande banco!" (por farncisco santos).

"É demasiado evidente que esta política de esbanjamento só tem levado o banco para a bancarrota. Nós os accionistas é que vamos sofrendo com as acções a valerem menos de metade do que aquilo que pagamos por elas. Bem hajam por levantarem o problema.Porque será que todos se calam ao verem afundar este banco que foi o orgulho de tantos portugueses?" (por Accionista defraudado).

Lidos os comentários do Falido, farncisco santos e Accionista defraudado, o que pensar da imprensa económica que temos?
© Vasco Eiriz. Design by Fearne.