Placar | Board

Mensagens e classificações sobre as unidades curriculares que lecciono. Em português.

Messages about the courses I teach. In Portuguese

Atendimento
Durante o período letivo do 2.º semestre (2017-2018), o atendimento a estudantes decorre à sexta-feira às 16h00 mediante marcação prévia. Atendendo a que por hábito os estudantes não recorrem a atendimento ou fazem-no duma forma demasiado esporádica, peço que uns dias antes me seja enviado um e-mail a informar que irá recorrer ao atendimento numa determinada data antecipando, se possível, o assunto a abordar.

2018-05-21 - Apresentação do projeto empresarial
A ordem das equipas para apresentação do projeto empresarial de Estratégia Empresarial (MEIE) agendada para sexta-feira, 25 de Maio, foi sorteada. Afim de podermos cumprir com a nossa agenda apertada, peço que cada equipa me entregue antes das 17h00, na sala de aula de aula, uma "pen" com um ficheiro MS PowerPoint com a apresentação. Na seguinte agenda, os tempos são máximos (se uma equipa usar menos tempo do que o previsto não tem problema; em caso algum poderá usar mais tempo; cabe a cada equipa assegurar-se que inicia na hora marcada):

Equipa 1 - 17:10 - 17:35 (20' de apresentação mais 5 de resposta a questões dos colegas)
Equipa 4 - 17:35 - 18:00 (20' de apresentação mais 5 de resposta a questões dos colegas)
Equipa 5 - 18:00 - 18:25 (20' de apresentação mais 5 de resposta a questões dos colegas)

Intervalo - 18:25 - 18:35 (atenção que se trata de um intervalo mais curto do que o habitual)

Equipa 6 - 18:35 - 19:00 (20' de apresentação mais 5 de resposta a questões dos colegas)
Equipa 3 - 19:00 - 19:25 (20' de apresentação mais 5 de resposta a questões dos colegas)
Equipa 2 - 19:25 - 19:50 (20' de apresentação mais 5 de resposta a questões dos colegas)

No tempo máximo afeto a cada equipa (25 minutos), a equipa deve assegurar pelo menos cinco minutos para questões, não devendo, em caso algum, ter uma apresentação superior a 20 minutos.

2018-05-18 - Estratégias de inovação
Na aula de hoje de Estratégia Empresarial (MEIE), uma proposta de tipologia de estratégias de inovação e identificação da respetiva fonte:


2018-05-14 - Preparação para teste de avaliação
À semelhança das duas últimas aulas, também na próxima aula, agendada para sexta-feira, 18, haverá um período de tempo afeto a preparação do teste de avaliação de Estratégia Empresarial (MEIE). Sugere-se que este período seja utilizado para, entre outras questões que algum estudante tenha pendentes, esclarecer dúvidas sobre os conteúdos programáticos lecionados na unidade curricular. Recorda-se que todo o tempo disponível na última aula da unidade curricular, agendada para sexta-feira, 25, será afeto à apresentação do projeto empresarial de cada equipa (oportunamente colocarei aqui o plano de apresentações), não sobrando tempo para voltar a abordar questões sobre o teste.

2018-05-07 - Projeto empresarial
Recorda-se que na próxima aula de Estratégia Empresarial (MEIE), agendada para sexta-feira, 11, haverá novamente um período de tempo afeto ao esclarecimento de questões sobre o projeto empresarial em curso.

2018-05-04 - Fontes complementares de estudo
Na aula de Estratégia Empresarial (MEIE) de 27 de Abril foram indicadas fontes complementares de estudo úteis de apoio ao capítulo sobre relações e redes organizacionais que são agora aqui apresentadas novamente afim de facilitar a sua identificação e leitura. Numa dessas fontes, identificada no diapositivo seguinte, é descrito cada tipo de aliança estratégica.

Clique para aumentar

No seguinte diapositivo identifica-se uma outra fonte, também ela um artigo, em que é apresentado o caso duma rede de fornecedores portugueses de vestuário da Zara.

Clique para aumentar

2018-04-30 - Apoio à realização do projeto empresarial
Conforme referido há dias, parte da próxima aula, agendada para sexta-feira, 4 de Maio, será utilizada para apoio à realização do projeto. Cada equipa pode aproveitar mais esta oportunidade para esclarecer questões sobre a realização do projeto empresarial.

2018-04-20 - Distribuição dos capítulos do manual adoptado por capítulo do programa
Foram efetuadas ligeiras melhorias na tabela que consta do programa na qual se identifica uma correspondência entre os capítulos do programa e os capítulos do manual escolar adoptado para leitura obrigatória à unidade curricular de Estratégia Empresarial (MEIE).


Para uma adequação ainda mais precisa das leituras do manual escolar, sugere-se que essas leituras sejam conduzidas com o apoio dos conteúdos detalhados da unidade curricular fornecidos no início da exposição de cada capítulo do programa.

2018-04-15 - Sessão extraordinária sobre o projeto empresarial
A sessão agendada para quarta-feira, 18 de Abril (Sala 1.24, Edifício 1: CP1-216), terá o seguinte horário:

14h00: Equipa 6
14h30: Equipa 5
15h00: Equipa 2
15h30: Equipa 4

O tempo máximo afeto a cada uma destas quatro equipas é 30 minutos. Atendendo, contudo, a que poderá haver equipas que não esgotem os seus 30 minutos, peço comparência uns 5/10 minutos antes da hora marcada para podermos optimizar o tempo disponível. No caso contrário, isto é, caso o tempo seja escasso, lembro que todas as equipas (estas quatro e as restantes duas) podem recorrer ao horário de atendimento nas condições mencionadas na informação acima desta.

Atendendo a que ocasionalmente algumas das questões colocadas denotam não ter havido uma leitura atenta do documento/programa em que é detalhadamente descrito o projeto pedido, aconselha-se que todos os estudantes leiam atentamente o que aí está escrito. Obviamente, isto não invalida que a sessão não seja usada para colocar todo o tipo de questões, mas colocar questões para as quais o documento dá respostas, não permite um aproveitamento eficaz do tempo.

2018-04-10 - Sessão extraordinária sobre o projeto empresarial
Recordo que temos agendada uma segunda sessão extraordinária de apoio à realização do projeto empresarial de Estratégia Empresarial (MEIE, ME, MNI), marcada para 18 de Abril às 14h00 (Sala 1.24, Edifício 1: CP1-216). Esta sessão será realizada sob a forma de atendimento específico a cada uma das equipas. Afim de planear o tempo afeto a cada equipa, peço que cada uma das equipas, através do seu representante, me envie uma mensagem de e-mail até ao próximo sábado, dia 14, informando se irá ou não recorrer a esta sessão e, no caso de ir recorrer a ela, explicitando algumas das principais dúvidas/questões que gostaria de ver abordadas na sessão. Esta informação é necessária para poder planear com antecedência a ordem e tempo útil que irei afetar a cada equipa. Afixarei neste Placar (ou enviarei resposta por e-mail para os representantes das equipas) informação com o horário preciso de cada equipa. Lembro que esta sessão possui natureza extraordinária e visa prestar apoio às equipas na realização do projeto, não sendo evidentemente obrigatória. No caso das equipas que a ela recorram é, contudo, importante maximizar, tanto quanto possível, o número de membros da equipa presentes para que haja benefícios para todos.

2018-03-10 - Exemplo de grupos estratégicos numa indústria
Conforme prometido, fica aqui projetado o exemplo de grupos estratégicos visto na aula de ontem. A tradução e adaptação para o diapositivo são minhas, mas a fonte original desta análise é o seguinte livro: Grant, Robert M. (2008). Contemporary Strategy Analysis, 6/e, Wiley, Cambridge, MA.

Clique para aumentar

2018-03-05 - Sessões extraordinárias sobre o projeto empresarial
As sessões extraordinárias a que me referi recentemente neste Placar e em aula, a realizar com o propósito exclusivo de prestar apoio e aconselhamento na realização do projeto empresarial ocorrerão nas seguintes datas/locais:

Sessão 1 - 22 de Março de 2018, 14h00: Sala 2.26-CG-Edifício 1 (CP1-310)
Sessão 2 - 18 de Abril de 2018, 14h00: Sala 1.24-CG-Edifício 1 (CP1-216)

Por favor, atenda ao seguinte:

1 - Consulte o aviso colocado abaixo no dia 2018-02-27 para compreender o formato e conteúdo destas sessões.
2 - Cada equipa deve fazer-me chegar, através de e-mail enviado pelo seu representante com pelo menos dois dias de antecedência em relação a cada sessão, uma lista de tópicos/questões no corpo da mensagem que identifique as principais dúvidas da equipa. No caso em que alguma equipa não possua qualquer questão a colocar deve na mesma ser-me enviada a referida mensagem explicitando que não necessita de qualquer apoio na referida sessão.
3 - Na mesma mensagem de e-mail mencionada no ponto anterior, até 20 de Março, peço que cada equipa identifique os seguintes dados para cada uma das empresas escolhidas para o projeto:
Firma/Designação da empresa
Atividade/Sector
Localidade da sede
Ano da fundação
Número de trabalhadores
Volume de vendas (2017)
Volume médio de vendas nos últimos 5 anos (2013 a 2017)
Atendendo ao número mínimo de empresas requeridas no projeto (três a quatro empresas), no caso de alguma equipa não ter ainda selecionado em definitivo as empresas a estudar, e possua uma carteira com um número superior de empresas, poderão ser-me enviados dados até ao máximo de seis empresas por equipa, de entre as quais serão posteriormente selecionadas aquelas que constarão do relatório final. Cabe às equipas, através de comunicação direta entre os seus representantes, assegurar-se que nenhuma empresa é escolhida por mais do que uma equipa.

2018-03-03 - Alguns conceitos introdutórios de Estratégia Empresarial
No capítulo 1 do programa foi efetuada em aula uma referência a vários conceitos introdutórios da disciplina, remetendo a clarificação desses conceitos para o estudo fora de aula. A lista de conceitos em causa consta do seguinte diapositivo:


Afim de auxiliar na compreensão destes conceitos, o seguinte ficheiro presta um auxilio importante (para abrir o ficheiro deve usar a mesma palavra-passe empregue para abrir o ficheiro com o programa): [PDF]. A consulta deste ficheiro não dispensa, contudo, a leitura do manual obrigatório para complementar, enriquecer, e melhor contextualizar a informação agora fornecida. Para dúvidas e questões, não hesitar recorrer ao horário de atendimento.

2018-02-27 - Sessões extraordinárias sobre o projeto empresarial
Serão realizadas brevemente, em datas que aqui publicitarei depois dos serviços da UM afetarem espaços para tal, sessões extraordinárias de Estratégia Empresarial (MEIE, MNI, ME) com o propósito exclusivo de prestar apoio e aconselhamento na realização do projeto empresarial. Embora seja compreensível que nem todos os estudantes possam estar presentes, é expetável que cada equipa se faça representar com pelo menos metade dos seus membros e retirem proveito efetivo destas sessões, partilhando a aprendizagem aí havida com os colegas ausentes.

As sessões serão baseadas nas questões suscitadas pelas equipas/estudantes. Desta forma, as sessões devem ser proativamente preparadas por cada equipa com o propósito explicito de obter contributos concretos. Como tal, cada estudante/equipa deve colocar questões explicitas e concretas que possam ser discutidas. Neste sentido, cada equipa deve fazer-me chegar, através de e-mail enviado pelo seu representante com pelo menos dois dias de antecedência em relação a cada sessão, uma lista de tópicos/questões no corpo da mensagem que identifique as principais dúvidas da equipa. No caso em que alguma equipa não possua qualquer questão a colocar deve na mesma ser-me enviada a referida mensagem explicitando que não necessita de qualquer apoio na referida sessão. Mesmo nestes casos, recomendo a participação na sessão porque normalmente há ganhos que advém da experiência das restantes equipas/colegas.

2018-02-24 - Constituição das equipas de Estratégia Empresarial
Tendo terminado o prazo de constituição das equipas (e entrega das respetivas fichas de identificação), o resultado é o seguinte. Agradeço que me seja comunicada qualquer irregularidade que seja detetada abaixo. Solicito ainda que cada representante de equipa me envie urgentemente um e-mail afim de registar o seu endereço para contactos futuros que se revelem necessários fora de aula.

Equipa 1
PG34553 Ana Rita Figueiredo Costa MEIE
PG34556 André Rodrigues Gomes MEIE
PG34555 Cátia Margarida Pereira Caldas MEIE
PG35793 Fábio Jorge Alves Castro ME
PG34558 José Luis Fernandes da Cunha MEIE
PG34578 Maria Madalena Vieira Morais MEIE - Representante
PG34550 Maria Miguel Oliveira Costa MEIE
PG36212 Rita Alexandra Salgado de Moura ME

Equipa 2
PG34561 Ana Teresa Veiga Nogueira MEIE
PG34544 António Pedro de Aguiar Machado MEIE
PG34560 Inês Lima Geraldes MEIE
PG34559 Luísa Ferreira Maciel MEIE
PG34548 Paulo Jorge Oliveira Campos MEIE
PG35687 Ricardo Jorge Fernandes Pimenta MNI
PG35715 Rita Isabel Pereira de Moura MNI
PG34569 Tânia Cristina Fernandes Lopes MEIE - Representante

Equipa 3
PG34576 Bruna Macedo Ferreira MEIE
PG35796 Caio Gomes Martins ME
PG34573 Carina Daniela Pinto Ribeiro MEIE
PG34549 Francisca da Silva Fernandes MEIE - Representante
PG35672 José Pedro Pinto Rodrigues MNI (a)
PG34580 Juliana Catarina Miranda Esteves MEIE
PG34583 Lendina De Castro Fernandes MEIE
PG34571 Paula Catarina Couto Magalhães MEIE
(a) Ausente na entrega da ficha de identificação

Equipa 4
PG34446 Daniela da Luz Cerqueira Ferreira Santos MNI
PG34973 Erick Soares Sperle MEIE
PG34567 Fábio João de Sá Costa MEIE
PG34546 João Manuel Cruz Pinto MEIE
PG34570 José Ricardo Brás de Oliveira MEIE
PG31936 Luis Filipe Fernandes Macedo MEIE
PG36221 Márcio Emanuel Miranda Oliveira ME (a)
PG34551 Mónica Sofia Barros Felgueiras MEIE - Representante
(a) Ausente na entrega da ficha de identificação

Equipa 5
PG34572 André Elisio Mortágua Costa MEIE
PG34557 Beatriz Ferreira Gonçalves MEIE
PG34577 Helder José do Rosário Ferreira MEIE (a)
PG34565 Joana Lúcia Marques Pereira MEIE - Representante
PG34547 Lúcia de Melo Ferreira MEIE
PG34688 Mariana Isabel Esteves Martins ME
PG34552 Nicole André Rodrigues MEIE
PG34683 Vanessa Filipa Costa Vaz ME
(a) Ausente na entrega da ficha de identificação

Equipa 6 (b)
PG34554 António Pedro Carvalho Moreira MEIE
PG34584 Ivani Josimara Luís MEIE
PG34545 Octávio Davide Carvalho Rodrigues MEIE (c) - P.S.: Representante identificado na aula de 02-03-2018.
PG34562 Sandro Manuel Pinto Monteiro MEIE
PG34542 Sílvia Andreia Barbosa Antunez MEIE - P.S.: Ficha de identificação entregue na aula de 02-03-2018.
(b) Não identificou Representante da equipa. P.S.: Representante identificado na aula de 02-03-2018.
(c) Ausente na constituição da equipa. Não entregou ficha de identificação. P.S.: Ficha de identificação entregue na aula de 02-03-2018.

2018-02-09 - Estratégia Empresarial [MEIE]
  • Programa de Estratégia Empresarial, Mestrado em Economia Industrial e da Empresa; Mestrado em Negócios Internacionais (opção); Mestrado em Economia (opção): [PDF], por favor, imprima em papel e leve para aula.
  • Ficha de identificação do estudante: [PDF], por favor, imprima o ficheiro, preencha a ficha em papel, e entregue na aula de acordo com os procedimentos descritos no programa.


Instagrams

© Vasco Eiriz. Design by Fearne.