Placar | Board

 

Neste Placar encontra mensagens e recursos de apoio às unidades curriculares que lecciono na Universidade do Minho. Os avisos que sejam aqui colocados são complementares e não dispensam a leitura detalhada e completa do programa da unidade curricular, documento fundamental em qualquer unidade curricular que leciono.

Messages about the courses I teach. In Portuguese


*** Atendimento a estudantes***

Atendendo a que por hábito os estudantes não recorrem ao atendimento ou fazem-no duma forma demasiado esporádica, sugiro que envie e-mail a informar que necessita recorrer ao atendimento antecipando o assunto a abordar.


*** Informação genérica sobre provas escritas ***

  • A prova é individual e sem consulta. Só é permitido possuir em cima da mesa a identificação do estudante, a folha de respostas e o material de escrita.
  • Durante a prova não serão permitidas saídas temporárias da sala.
  • Coloque o seu número de ordem e nome em todas as folhas de resposta. Ao iniciar uma nova folha, o docente que se encontra na sua sala deverá rubricá-la. O docente não rubricará as folhas de resposta já escritas. As folhas de resposta sem rubrica do docente não serão avaliadas.
  • Responda objectivamente ao que se pergunta e com letra bem legível. Se não percebermos a sua letra, não poderemos avaliar a sua prova tão corretamente como pretendemos.
  • Leia todas as questões com atenção e planeie as suas respostas. Identifique o número das questões claramente nas suas respostas. Inicie a resposta a uma questão numa nova página.
  • Após conclusão da prova entregue o enunciado conjuntamente com a folha de respostas.
A análise das questões habitualmente usadas em testes e exames escritos de avaliação mostra que os pedidos aí efetuados envolvem frequentemente os seguintes verbos (ordem alfabética): analise; avalie; caracterize; comente; descreva; discuta; distinga; enquadre; escolha; escreva um relatório; exemplifique; explique; identifique; imagine; indique; mostre; proponha; recomende; refira. Embora se tratem de questões concretas, objetivas e focadas em aspetos específicos dos conteúdos programáticos (não há lugar a temas livres nem divagações), a natureza dessas questões apela a respostas escritas - mais ou menos longas, mais ou menos problematizadas - que permitam ir de encontro ao pedido com uma resposta completa e rica.

Para os interessados em gestão estratégica, estratégia empresarial e afins, e para os estudantes destas unidades curriculares, recomendo «questões sobre estratégia» e «study questions». Muitas destas questões são exemplificativas do tipo de pedidos efetuados em teste ou exame.


*** Recursos para estudantes ***

Estante, uma selecção pessoal de livros de ensino e investigação em gestão estratégica, empreendedorismo e marketing.

Folium, uma selecção de livros sobre métodos e técnicas de investigação recomendados a estudantes de mestrado e doutoramento.


*** Fontes de informação ***

Atendendo a que a leitura regular de fontes selecionadas de informação relevantes sobre negócios, economia, tecnologia e sociedade é fundamental para a formação em gestão, a seguinte ligação fornece um agregador de algumas dezenas dessas fontes. Nesta ligação, incluem-se empresas internacionais de consultoria em gestão e estratégia, alguns dos principais jornais e revistas internacionais na área, agências de informação especializada, centros de pesquisa diversificados incluindo fontes de dados e estatísticas, entidades governamentais relevantes incluindo entidades internacionais, escolas superiores na área, entidades reguladoras, e gestores, empresários, empreendedores e jornalistas especializados. Para uma melhor compreensão dos fenómenos em estudo e exposição nas unidades curriculares que leciono, recomendo fortemente o acompanhamento regular deste tipo de fontes.



*** Análise Estratégica de um Sector ***
*** Strategic Analysis of an Industry ***

Eiriz, Vasco; Barbosa, Natália (2014), Análise Estratégica de um Sector, Universidade do Minho, Braga.

Eiriz, Vasco; Barbosa, Natália (2014), Strategic Analysis of an Industry, University of Minho, Braga.

Este documento tem como objectivo principal servir de guia de apoio à análise de um qualquer sector de atividade. Foi preparado para ser utilizado por estudantes, tanto de graduação como de pós-graduação, gestores, economistas e demais interessados no tema.

These guidelines were conceived as a pathway to the analysis of any industry. They are addressed to undergraduate and postgraduate students, managers, economists and anyone interested in the topic.

[PDF]




*** Mantenha-se criativa/o ***


Última actualização: 12-07-2023
Last update: 12-07-2023
© Vasco Eiriz. Design by Fearne.