Placar | Board

Mensagens e classificações sobre as unidades curriculares que lecciono. Em português.

Messages about the courses I teach. In Portuguese

2019-05-17 - Teste de Estratégia Empresarial
O teste final de avaliação de Estratégia Empresarial (MEIE, MNI, ME) agendado para a próxima semana (ver data/hora/sala na correspondente plataforma) terá a seguinte estrutura/cotação:

Questão 1. - 5 valores
Questão 2. - 6 valores
Questão 3. - 4 valores
Questão 4. - 5 valores

Por favor não entrar na sala antes do docente a preparar. Para uma abordagem mais eficaz ao teste no momento da prova, reiteram-se as múltiplas mensagens que têm sido transmitidas em aula, alguma delas também afixadas neste Placar em avisos abaixo deste. A duração do teste será de 90 minutos.

2019-05-13 - Estratégias de inovação
No capítulo 7 do programa de Estratégia Empresarial foi apresentado um modelo com quatro estratégias de inovação. A descrição desse modelo com a explicação de cada uma das estratégias de inovação pode ser encontrada no seguinte artigo:

Eiriz, Vasco; Faria, Ana; Barbosa, Natália (2013). Firm growth and innovation: Towards a typology of innovation strategy. Innovation: Management, Policy & Practice 15(1): 97-111.
Ligação para aceder a PDF gratuito: PDF


2019-05-03 - Troca de sala da aula de 17 de Maio
Alerto para a seguinte informação que me foi transmitida pelos serviços do Conselho Pedagógico da EEG: «Venho pelo presente email, informar que no dia 17 de maio a aula de Estratégia Empresarial vai ser na sala Edf. 2: 1.12. Esta alteração deve-se ao facto de a sua sala habitual ser necessária para um teste da Escola de Direito.»

2019-05-01 - Tipos de alianças estratégicas
Na última aula, no capítulo 6 do programa de Estratégia Empresarial (MEIE, MNI, ME), foram identificados diferentes tipos de alianças estratégicas. A explicação desta tipologia e a descrição de cada um desses tipos de alianças estratégicas, bem como outras questões no estudo das alianças estratégicas e formas de relacionamento inter-organizacional podem ser encontradas no seguinte artigo:

Eiriz, Vasco (2001). Proposta de tipologia sobre alianças estratégicas. Revista de Administração Contemporânea 5(2): 65-90.
Ligação para aceder a PDF gratuito: PDF


2019-04-22 - Classificações do primeiro teste
Classificações do teste de Estratégia Empresarial (MEIE, MNI, ME) realizado em 25-03-2019:

Ana Isabel Lopes Coelho 18
Ana Mafalda Rodrigues Barbosa 6,5
António Jorge Costa Ramos da Silva Rodrigues 9,5
António Pedro Carvalho Moreira 5,5
Bárbara Daniela Sousa Costa 6
Bruna Cristine Salomao 3
Bruno Emanuel Moreira Cerqueira 11
Bruno Miguel Ribeiro Pereira 10
Catarina Isabel Tinoco Rocha 8,5
Catarina Josefa Correia de Castro 10
Catarina Martins Campos 7
Cátia Sofia Almeida Alves 10
Célia Cristina Matos Pereira 8
Cláudia Marília Vilariça Santos 17,5
Cláudia Raquel Lago Lima 13,5
Cristiana Vanessa Gonçalves Pereira 14
Danielle Jesus do Carmo 6
Diana Ribeiro da Silva 10
Eduarda Fernanda Fernandes Oliveira 8
Eduarda Matilde Salgado Gonçalves 7,5
Fábio Manuel Freitas da Silva 5
Inês Magalhães Castro Silva 13
Inês Martinho Falcão da Rocha 15,5
Inês Sofia Lima Monteiro 10
Joana Catarina Ferreira Rocha 6,5
João Miguel Duarte Alves 4,5
João Nuno Mendes Da Gama Brandão 5
João Pedro Ferreira de Sá 11,5
João Pedro Peixoto Abreu 4
José Ricardo Fonseca Machado 7,5
Lucas Fernandes Frutuoso 7,5
Luís Oliveira Teixeira Salgado 7,5
Manuela Bandeira de Melo Vidal 17
Marco António Costa Pinto 9,5
Marco Emanuel Mendes Azevedo 8,5
Maria João Vieira da Silva 5
Mariana da Silva Santiago 11
Milena Auzier Vilena 1
Nuno Miguel Correia Rodrigues 10,5
Nuno Ricardo Leite Silva 3
Paulo Rafael Gomes de Almeida 5,5
Pedro Daniel Teixeira Rocha 7
Pedro Miguel Carvalho Suspiro Ferreira 12,5
Pedro Miguel Pires Dinis 11
Rafael Alves Pinheiro Monteiro 6
Rodrigo Alexandre Mafra 4,5
Rodrigo Armigliato Andreis 5,5
Rui Filipe Vieira Pereira 8
Rui Pedro Bastos Fernandes 10
Sara Isabel Ferreira da Costa 14,5
Tiago Cardoso Moreira Rodrigues 4

Na próxima aula, a realizar em 26-04-2019, efetuar-se-á uma consulta coletiva da prova para que cada estudante possa identificar com precisão as questões em que foi melhor e pior sucedido. Esta sessão será realizada com o intuito de cada estudante melhorar a sua abordagem à prova final e poder começar desde já a preparar esse teste. A este propósito recomendo ler com atenção a mensagem abaixo desta. Sugiro igualmente que mesmo os estudantes que tiveram desempenho negativo neste primeiro teste realizem o segundo teste e não apostem em exclusivo no exame de recurso pois isso é uma abordagem demasiado arriscada.

2019-04-17 - Avaliações do primeiro teste
Habitualmente não é disponibilizada informação de classificações parciais de Estratégia Empresarial (MEIE, MNI, ME) - 1.º teste; participação, assiduidade e casos práticos; e 2.º teste de avaliação - antes de realizados todos os elementos de avaliação. O motivo para esta opção é evitar que a classificação de um elemento de avaliação (e.g., participação, assiduidade e casos práticos) possa influenciar o desempenho do estudantes no 2.º teste (teste final com maior peso na classificação e que engloba toda a matéria).

Atendendo, contudo, a que os resultados do 1.º teste realizado em 25-03-2019 foram manifestamente fracos, e que o seu peso na classificação final não é, apesar de tudo, demasiado elevado (20%), neste ano letivo adoptar-se-á um procedimento distinto. Desta forma, as classificações desse teste serão publicitadas brevemente neste Placar. Com esta publicitação pretende-se que cada estudante conheça o seu desempenho e possa adotar medidas ratificavas para abordar o teste final. Depois de publicitar as classificações, em data a anunciar neste Placar, será marcada uma consulta coletiva da prova para que cada estudante identifique com maior precisão as causas do seu insucesso (no caso das classificações negativas) e, no caso das classificações positivas (altas ou baixas), identifique as questões (tópicos, áreas, abordagens) em que foram melhor e pior sucedidos.

De resto, vale a pena lembrar que foram já lecionados cinco capítulos dos sete capítulos do programa, faltando realizar, de acordo com o calendários escolar e planeamento letivo, tão somente quatro aulas. Atendendo a que o 2.º teste (teste final que engloba toda a matéria) está programado para 24-05-2019, poucos dias depois da última aula (17-05-2014), recomenda-se fortemente que todos os estudantes comecem a preparar desde já e com seriedade e empenho essa prova (no dia desta informação falta pouco mais de um mês). Vale, aliás, a pena assinalar que, como é evidente do tipo de respostas dadas por muitos estudantes no 1.º teste, a principal causa das classificações mal sucedidas nesse teste decorre da manifesta escassez de estudo, e, em muitos casos, de um estudo inadequado, a que vale também a pena acrescentar a mal abordagem à prova que muitos estudantes fazem (e.g., planeamento inadequado de tempos de resposta; erros de interpretação de questões). O fator que mais contribui para o estudo insuficiente e/ou inadequado é evidentemente o fato de um número significativo de estudantes não ler o manual adoptado à unidade curricular e cuja leitura é indicada como obrigatória. Ora, o tipo e natureza das questões colocadas em teste requer o estudo detalhado dos conteúdos da unidade curricular com um cuidado e profundidade que exige a leitura do manual. Está na altura de começar a preparar seriamente o teste final evitando as insuficiências do 1.º teste.

2019-04-06 - Ratificação sofre relatórios sobre conluio
Em abono da verdade, a informação colocada na mensagem abaixo desta que dá conta de que a equipa 6 não entregou qualquer relatório sobre conluio não está correta. A equipa 6 entregou de fato o seu relatório, embora o tenha feito em exclusivo por e-mail e sem cópia em papel em sala de aula, o que gerou o erro involuntário cometido na informação abaixo.

2019-04-03 - Relatórios sobre conluio
Em relação ao exercício aqui solicitado no dia 23 de Fevereiro, as cinco equipas que realizaram o relatório pedido (somente a equipa 6 não entregou qualquer relatório) identificaram casos de conluio conforme pedido, tendo respondido de forma positiva no prazo definido. Há alguma redundância nos casos de conluio identificados pelas diferentes equipas na medida em que a principal fonte de pesquisa utilizada foi a mesma. É natural que isso tenha acontecido. Vale também a pena assinalar que este trabalho era voluntário, o que valoriza mais os trabalhos realizados.

2019-03-20 - Estrutura e cotação do primeiro teste de avaliação
O teste de avaliação de Estratégia Empresarial (MEIE, MNI, ME) agendado para 25 de Março (por favor não entrar na sala antes do docente a preparar; ver hora/sala na correspondente plataforma) terá a seguinte estrutura/cotação:

Parte I
Questão 1. - 5 valores
Questão 2. - 5 valores
Parte II
Questão 3. - 5 valores
Questão 4. - 1 valor
Questão 5. - 4 valores

Note-se que na explicitação de algumas questões, na prática é efetuado mais do que um pedido. Obviamente todos os pedidos, mesmo que integrados numa única questão, devem ser respondidos de forma completa. Por exemplo, a questão 2 (5 valores) pede "distinga" e "exemplifique" e, como tal, ela explicita dois pedidos. Noutro exemplo, a questão 3 (5 valores) pede que "exemplifique", "analise", e "identifique e discuta". Em síntese, as questões devem ser lidas com atenção e respondidas de forma completa e detalhada no tempo disponível. A duração do teste será de 90 minutos.

2019-03-12 - Informação adicional sobre testes
Para além da informação sobre os testes de avaliação de Estratégia Empresarial (MEIE, MNI, ME) colocada neste Placar no passado dia 22 de Fevereiro, informa-se que os casos em estudo na unidade curricular (Zara, Ryanair, e Amazon) devem ser também preparados com cuidado pois podem ser objeto de avaliação em teste. Mais especificamente, os dois primeiros casos e/ou matéria relacionada com eles podem fornecer questões para o primeiro teste. No segundo teste, qualquer um dos casos pode ser objeto de avaliação.

2019-03-01 - Exemplo de grupos estratégicos
Exemplo de grupos estratégicos na indústria automóvel mundial com que terminou a aula de hoje e que servirá para retomar o conceito na próxima aula.


2019-02-23 - Exercício de Estratégia Empresarial
Na sequência da aula de ontem em que foram lecionados diferentes tipos de concorrência, para um desses tipos de concorrência (conluio), com base em pesquisas na internet (e.g., sítio da autoridade da concorrência; peças nos media), identifique em equipa (equipas criadas na unidade curricular para efeito dos casos práticos) dois casos de conluio que foram objeto de atuação das autoridades da concorrência em Portugal. Para cada um desses casos, caracterize os contornos do comportamento em causa, identificando com precisão: sector de atividade dos concorrentes; empresas identificadas na prática de conluio; atividade(s) objeto de conluio; outros aspetos que considere relevantes (e.g., multas aplicadas, etc.). Elabore um breve relatório para cada caso com dimensão não superior a uma página por caso.

2019-02-22 - Testes de Estratégia Empresarial
Informo que a descrição que consta do programa de Estratégia Empresarial (MEIE, MNI, ME) sobre o teste final de avaliação é também aplicável ao primeiro teste. Recomendo, por isso, que comece de imediato a sua preparação tendo em atenção as sugestões aí efetuadas. Obviamente, essas sugestões não dispensam a abordagem mais convencional de estudo baseada no manual escolar indicado como obrigatório e nos conteúdos das aulas.

2019-02-11 - Mudança de sala de Estratégia Empresarial
Solicitei a mudança da sala de Estratégia Empresarial (MEIE, MNI, ME) para uma sala de maiores dimensões. Fui informado que essa troca foi já efetuada e consta do horário. A nova sala é a seguinte Edifício 2 - 1.05. Recomendo a confirmação na fonte onde consta o horário.

2019-02-09 - Alguns conceitos introdutórios de Estratégia Empresarial
No tópico final do capítulo 1 do programa de Estratégia Empresarial - "outros conceitos introdutórios" - consta um diapositivo que lista precisamente alguns conceitos introdutórios da unidade curricular. Dada a sua simplicidade, a clarificação desses conceitos é remetida para trabalho fora de aula, designadamente através de consulta da bibliografia. Afim de auxiliar nessa clarificação, disponibiliza-se o seguinte documento: [PDF, palavra-passe fornecida em aula]. Este documento não substitui as leituras recomendadas como obrigatórias na unidade curricular.


2019-02-04 - Documentos de Estratégia Empresarial
Eis os documentos de Estratégia Empresarial (MEIE e outros mestrados em opção) imediatamente necessários para os primeiros dias do semestre:

Programa: PDF [Palavra-passe fornecida através da plataforma eletrónica da universidade]. Por favor, imprima esta documento e leve sempre consigo para aula. E, claro, leia-o de fio a pavio com atenção e cuidados redobrados para colocar todas as dúvidas na primeira aula.

Ficha de identificação: PDF. Por favor, imprima este impresso e entregue na aula respeitando os procedimentos e data identificados no programa. Leia o programa com atenção para respeitar esses procedimentos. Preencha com maiúsculas. Não serão aceites fichas sem fotografia.

Guia: PDF. Obtenha o documento na ligação. Trata-se de documento identificado na bibliografia. É muito, muito útil, não só para a unidade curricular de Estratégia Empresarial, mas também para várias outras, designadamente na área de empreendedorismo, marketing, e economia industrial e da empresa.

Casos Práticos. Estes casos encontram-se disponíveis na reprografia do edifício 2 do campus. No caso da sua qualidade de leitura não ser aceitável, sugiro que a/o delegada/o da turma converse comigo.

Já agora, aproveito esta mensagem para sistematizar um conjunto de informações críticas que serão devidamente contextualizadas e complementadas com outras na primeira aula do semestre agendada para a próxima sexta-feira, 8. Arrancaremos a todo o vapor!



2019-02-01 - Aulas de Estratégia Empresarial
Os estudantes que tenham frequentado a unidade curricular de Estratégia Empresarial (MEG, MME, e MGUS) no 1.º semestre e não tenham obtido aproveitamento, e os estudantes que pretendam melhorar a sua classificação, e, como tal, se venham a inscrever na época especial de avaliação, poderão, se o desejarem, frequentar aulas de recuperação de Estratégia Empresarial, unidade curricular que funciona no 2.º semestre no Mestrado em Economia Industrial e da Empresa (MEIE). Para esses estudantes, estas aulas poderão ser somente assistidas, não podendo participar em qualquer das atividades de avaliação no MEIE, designadamente trabalhos em equipa, testes e exame de recurso. A autorização para a frequência destas aulas será concedida caso a caso, pelo que cada interessado deverá informar-me por e-mail da sua pretensão. Faz-se, contudo, notar que o acesso a exame especial carece de autorização/inscrição nos serviços da universidade, sendo somente avaliados nesse exame os estudantes que nele estejam inscritos. A unidade curricular de MEIE terá aulas à sexta-feira entre as 17:00 e 20:00 horas (CG - Edifício 1 - 2.11) a iniciar na próxima sexta-feira, 8. Recomendo, contudo, a confirmação de todas as informações sobre horários, salas e calendário escolar nas fontes habituais da universidade.

2019-01-30 - Classificações finais de Estratégia Empresarial
Se tudo correr com a normalidade esperada, todas as classificações de Estratégia Empresarial, incluindo os resultados do exame de recurso, deverão ser publicitadas no decorrer desta semana. Penso faze-lo pelo mesmo método usado para comunicar os resultados do teste.

2019-01-15 - Informação sobre o exame de recurso
Será realizada uma sessão de preparação do exame de recurso, vulgo aula de dúvidas, no dia 21 de Janeiro pelas 14:00 horas na sala Edifício 1 - 2.21. Aos estudantes que vão a exame de recurso recomendo fortemente a participação ativa nesta sessão colocando as questões que entendam necessárias para clarificar aspetos dos conteúdos do programa ou melhor abordarem a realização da prova.

O exame de recurso terá a duração de 100 minutos e será constituído por quatro questões com cotação variável entre quatro e seis valores por questão.

2019-01-10 - Classificações do teste
As classificações do teste de Estratégia Empresarial realizado no início de Janeiro serão publicitadas de forma parcial brevemente criando condições para que os estudantes que não obtiveram sucesso possam começar a preparar desde já o exame de recurso. Oportunamente, após essa publicitação, será fornecida informação sobre a estrutura e duração do exame de recurso.

2018-12-11 - Aula de dúvidas
Conforme informação anteriormente transmitida, decorrerá uma aula de dúvidas de preparação para teste/exame de Estratégia Empresarial que será realizada no dia 21-12-2018 às 14:00 horas na sala Ed. 2 - 2.04. Esta aula terá utilidade para os estudantes na medida em que coloquem questões. Para os estudantes que não tiverem oportunidade de participar nesta aula, informo que na última aula do semestre a realizar esta semana terão também a oportunidade de, em parte da aula, colocar as dúvidas que entenderem sobre os conteúdos da unidade curricular. Aproveito para informar que as classificações dos dois instrumentos de avaliação, quaisquer que elas sejam, serão publicitadas em conjunto.

2018-12-08 - Estratégias de inovação
No capítulo 7 do programa de Estratégia Empresarial é apresentado um modelo com quatro estratégias de inovação. A descrição desse modelo com uma explicação de cada uma das estratégias de inovação pode ser encontrada no seguinte artigo:

Eiriz, Vasco; Faria, Ana; Barbosa, Natália (2013). Firm growth and innovation: Towards a typology of innovation strategy. Innovation: Management, Policy & Practice 15(1): 97-111.
Ligação para aceder a PDF gratuito: PDF


2018-11-24 - Tipos de alianças estratégicas
No capítulo 6 do programa de Estratégia Empresarial são identificados diferentes tipos de alianças estratégicas. A explicação desta tipologia e a descrição de cada um desses tipos de alianças estratégicas, bem como outras questões no estudo das alianças estratégicas e formas de relacionamento inter-organizacional podem ser encontradas no seguinte artigo:

Eiriz, Vasco (2001). Proposta de tipologia sobre alianças estratégicas. Revista de Administração Contemporânea 5(2): 65-90.
Ligação para aceder a PDF gratuito: PDF



2018-11-12 - Leituras complementares de Estratégia Empresarial
Para os interessados em leituras complementares sobre os conteúdos de Estratégia Empresarial, deixo aqui ligação para dois artigos com conteúdos relacionados com vários capítulos do programa. Um trata de competitividade hospitalar e o outro analisa mudanças no setor da distribuição automóvel europeia havidas a seu tempo. Ambos reflectem a aplicação de conceitos, enquadramentos e teorias que, direta ou indiretamente, constam dos conteúdos de Estratégia Empresarial. Através das ligações abaixo, acede-se a endereços onde os dois textos integrais podem ser extraídos gratuitamente.

Eiriz, Vasco; Barbosa, Natália; Figueiredo, José (2010). A conceptual framework to analyse hospital competitiveness. Service Industries Journal 30(3): 437-448.

Ligação para o texto integral.


Eiriz, Vasco; Barbosa, Natália (2008). Mudanças na distribuição automóvel europeia. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão 7(1): 44-55.

Ligação para o texto integral.



2018-10-26 - Alguns conteúdos práticos
Nas últimas semanas tenho usado a etiqueta #eeuminho no Twitter para disponibilizar de forma esporádica alguns conteúdos relacionados com a unidade curricular de Estratégia Empresarial, incluindo ilustrações práticas, notícias sobre organizações, mercados e sectores, e sugestões de leituras adicionais sobre os tópicos do programa. Estas ligações, comentários e observações permitem aceder a conteúdos práticos úteis para a aprendizagem de estratégia e áreas afins como empreendedorismo e marketing.

2018-10-08 - Identificação do estudante na secretária
Relativamente aos compromissos que solicitei na aula de apresentação de Estratégia Empresarial, gostaria de lembrar aqui um deles que me parece andar bastante esquecido mas que é pessoalmente importante para poder conhecer os estudantes: colocar faixa com identificação na secretária no decorrer da aula. Por favor, não esqueça.



2018-09-26 - Alguns conceitos introdutórios
No final do capítulo 1 do programa de Estratégia Empresarial foi projectado o seguinte diapositivo que lista alguns conceitos introdutórios da unidade curricular.


Dada a sua simplicidade, a clarificação desses conceitos foi remetida para trabalho fora de aula, designadamente através de consulta da bibliografia. Afim de auxiliar nessa clarificação, disponibiliza-se o seguinte documento: [PDF, palavra-passe a fornecer em aula]. Este documento não substitui as leituras recomendadas como obrigatórias na unidade curricular.


2018-09-25 - Manual escolar
Relativamente ao manual escolar adoptado na unidade curricular de Estratégia Empresarial, em virtude de existirem várias edições e diferentes versões ("text only" e "text and cases") para a mesma edição, lembro que a última edição do livro recomendado é a 11.ª edição, sendo suficiente o uso da versão "text only". Mais especificamente, afim de evitar confundir edições e versões, o seguinte ISBN identifica com maior precisão o livro em causa:

Johnson, Gerry; Whittington, Richard; Scholes, Kevan; Angwin, Duncan; Regnér, Patrick (2017). Exploring Strategy, 11/e, Pearson Education, Harlow.
ISBN-13: 9781292145174


Lembro que edições mais antigas do mesmo manual são igualmente válidas, desde que não demasiado antigas.

2018-09-11 - Ficha de identificação
Para informação do docente e afim de facilitar a avaliação da participação, é obrigatória a entrega pessoal da ficha de identificação de estudante [PDF]. Descarregue e imprima o ficheiro, e preencha com letra maiúscula. Coloque fotografia perceptível e atual. Entregue a ficha pessoalmente ao docente em conjunto com as fichas dos colegas de equipa de acordo com os procedimentos e na data indicada no programa.

2018-09-10 - Programa
Por favor, imprima o documento e leve-o sempre consigo para aula.
Mestrado em Estudos de Gestão (MEG): PDF
Mestrado em Marketing e Estratégia (MME): PDF
Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde (MGUS): PDF

2018-09-10 - Atendimento
O atendimento durante o período letivo do 1.º semestre decorre à quarta-feira às 14:00 horas. Atendendo a que por hábito os estudantes não recorrem a atendimento ou fazem-no duma forma demasiado esporádica, solicita-se que uns dias antes seja enviado um e-mail a informar o docente de que irá recorrer ao atendimento numa determinada data, antecipando, se possível, o assunto a abordar.

Instagrams

© Vasco Eiriz. Design by Fearne.