2003-12-10

Caso
BALÃOMANIA - UM PROJECTO EMPREENDEDOR DE SUCESSO
Por Ana Alexandra Silva

A empresa Balãomania baseia a sua oferta em produtos e serviços relacionados com balões. Ao nível dos produtos oferece balões (que variam em função da cor, tamanho, motivos, mensagens, desenhos, textura, peso, forma e balões personalizados); equipamentos para encher balões (como, por exemplo, mini compressores de encher balões e bombas de enchimento para balões de modelar); "sticks" plásticos para as crianças segurarem os balões e aditivos para aumentar a durabilidade dos mesmos. No que diz respeito a serviços, apresenta um leque alargado de oferta relativo a decorações de festas e espaços (como festas de casamento, festas de Natal, inauguração de postos de abastecimento de gasolina e abertura de centros comerciais), e animação com largadas e quedas de balões e animação de campanhas publicitárias.

Apresentando a oferta descrita, a empresa Balãomania "não está vocacionada para a venda ao público, mas sim para a distribuição, revenda e prestação de serviços", considerando como mercado o país inteiro, incluindo as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. Desta forma não aborda directamente o mercado final de clientes particulares na venda dos seus produtos, estabelecendo como potenciais clientes empresas retalhistas, que vendem produtos de animação circense (como poderá ser, por exemplo, a empresa Circos) - funcionando como revendedor; empresas do ramo da animação de eventos (sendo distribuidor, vendendo os materiais relacionados com balões) ou prestando serviços.

Este negócio parece surgir como um negócio bastante atractivo pela análise de algumas variáveis a seguir identificadas. No que diz respeito à probabilidade de sobrevivência do negócio, considero que seja elevada por ser uma grande empresa, já perfeitamente instalada num mercado em expansão (com uma carteira superior a 1500 clientes). É uma empresa com um nome já identificado pelo mercado e, que, apostando fortemente na qualidade, poderá orientar o seu esforço para a fidelização de clientes.

Quanto ao potencial de resultados, considero que seja elevado pelo facto de se verificar uma tentativa de minimização de custos fixos (por exemplo, ao nível dos recursos humanos) e uma aposta na prestação de serviços em que os clientes surgem como pouco sensíveis ao preço, permitindo margens relativamente elevadas pelo confronto das receitas com os custos. Na realidade, o mercado em que esta empresa opera surge como pouco sensível ao preço e mais sensível à qualidade.

Com uma aposta na qualidade pode conseguir uma fidelização dos clientes baseada neste factor e não em preços baixos, conseguindo elevadas margens de resultados. Esta aposta na qualidade está presente na pesquisa de mercado para encontrar os melhores fornecedores do Mundo ao nível das matérias primas (balões), equipamento e máquinas para encher balões. A questão da qualidade, surge também como uma forma de protecção da concorrência, que deverá basear-se na busca e garantia da qualidade e respeito pelo ambiente (através do uso de balões biodegradáveis, tintas naturais e a não utilização de químicos). Esta situação surge num mercado emergente, em que muitas empresas surgem a prestar o mesmo tipo de serviços e em que a diferenciação tem que ser feita com base na qualidade, e na originalidade da oferta.

No que diz respeito à minimização de custos, parece estar presente uma gestão dos recursos baseada numa aposta pela flexibilidade, nomeadamente ao nível dos recursos humanos. Como, por exemplo, quando na Madeira para a inauguração do aeroporto do Funchal a Balãomania contratou cinco pessoas locais; e quando no Estádio da Luz contratou cem pessoas durante oito horas.

A Balãomania, na minha opinião, parece apresentar um elevado potencial de crescimento, uma vez que tem recebido uma boa aceitação por parte do mercado e, em sete anos, "não tem parado crescer". O sucesso da Balãomania, na minha opinião, terá ficado a dever-se ao facto de ter surgido com uma ideia inovadora e original num mercado, muito recente (ou na altura quase inexistente). Uma ideia capaz de ser implementada com um investimento reduzido acessível a dois estudantes.

Para esta análise procurou-se estudar a página na internet da empresa (www.balaomania.com), o que se demonstrou impossível por esta página se encontrar ainda indisponível. Procurou-se, então, enviar um e-mail de forma a conseguir obter informações mais pormenorizadas contactando directamente a empresa. Contudo, até à data de realização do trabalho não se conseguiu obter qualquer resposta. Desta forma, a análise desenvolvida baseou-se na leitura do artigo publicado no Diário de Notícias, secção de Emprego, em 7 de Junho de 2003, sob o título "A vida é uma festa" e em informação já recolhida e conhecimentos adquiridos no âmbito da criação de uma empresa de animação e decoração de eventos. Outras fontes consultadas: www.paginasamarelas.pt; www.rnpc.pt; www.balaobalao.pt; www.circos.pt.to; www.balonia.pt; www.alainbaloes.com .

Ana Alexandra Silva é aluna da disciplina de Empreendedorismo da Licenciatura em Gestão da Universidade do Minho, no âmbito da qual elaborou este caso. Próximo caso: CoffeNews.
© Vasco Eiriz. Design by Fearne.