2003-12-24

Caso
BRAGA.COM.PT - O PORTAL DA CIDADE
Por Cristina Fernandes

Braga.com.pt – o portal da cidade é um "site" que permite obter informação actualizada sobre Braga, acontecimentos/eventos que se encontram a decorrer na cidade, diversa informação geral (p. Ex.: programação de TV, meteorologia, lista telefónica, farmácias de serviço em Braga, “recortes de notícias do Correio do Minho”, entre outros), e possibilita a publicação de comentários, opiniões e imagens, se respeitarem as regras definidas pela empresa.

A oferta da Braga.com.pt toma dois sentidos, nomeadamente um direccionado para a divulgação de informação e publicidade como fora mencionado no parágrafo anterior e outro no sentido de desenvolver soluções para a implementação de estratégias empresariais na internet.

Braga.com.pt identifica o seu mercado como sendo a população de Braga com acesso à internet. No entanto, considero esta identificação muito restrita, pois o seu mercado é mais abrangente. Senão veja-se, qualquer pessoa do mundo, que esteja conectado à internet pode, através de pesquisa, encontrar este "site", podendo ficar interessado em conhecer melhor Braga, e provavelmente passará a visitá-lo mais vezes e, até possivelmente, o interesse aumentará para turistas que pretendam visitar Braga – este é o grande contributo da internet para as empresas: alargar o mercado, eliminando fronteiras. Por outro lado, penso que as empresas de Braga que fazem divulgação de informação e “banners” publicitários pertencem também ao mercado da Braga.com.pt, pois pagam por estes serviços.

Ao nível da qualidade, originalidade e execução da ideia de negócio, estas estão presentes na forma como Braga.com.pt especifica e esclarece todos os procedimentos, quer para a divulgação de informação e nível de privacidade e protecção de dados, quer para colocação de “banners” publicitários e para registo no directório. Relativamente à divulgação de informação estabelecem-se regras de funcionamento e éticas: só é permitida a publicação de informações “que digam respeito a acontecimentos que têm lugar em Braga, e que sejam dirigidas ao público em geral”; “Braga.com.pt mantém acordos de colaboração com diversas entidades públicas e privadas de Braga”; “não são publicadas neste site, sob forma de texto, imagem, publicidade informações de carácter racista, pornográfico, segregador ou de qualquer tipo com o intuito explicito de ofensa”. Na privacidade e protecção de dados define-se: “os nomes dos autores dos textos publicados apenas serão revelados com o seu consentimento expresso”; “em hipótese alguma, os dados recolhidos são cedidos a terceiros sem que haja o consentimento expresso dos seus titulares”. No que toca a colocação de “banners” publicitários também são esclarecidos todos os procedimentos, mas de forma diferente e original. São colocadas as questões mais frequentes feitas pelos clientes e suas respectivas respostas, existindo portanto, um "feedback" no sentido: cliente – empresa e empresa – cliente, de forma a conseguir satisfazer melhor as necessidades do cliente. O mesmo acontece a nível de registo no directório que, apesar de gratuito, destina-se exclusivamente a empresas ou entidades do conselho de Braga cujos destinatários do seu produto ou serviço sejam consumidores finais. A facilidade com que é possível manter contacto, efectuar registos, comunicar um evento e expressar a opinião – fazendo comentários, dando uma opinião (onde, nesta última, a identificação é facultativa), é outro elemento identificador da qualidade, originalidade e execução da ideia de negócio. A execução da ideia está ainda relacionada com o descrito no Estatuto e Politica Editorial onde se identifica Braga.com.pt como "um portal politica e economicamente independente produzido e gerido pela Bragacom – Marketing e publicidade Via Internet Lda".

No que se refere a resultados potenciais estes são nítidos quando, ao clicar-se no directório do portal da cidade Braga.com.pt se verifica o grande leque de actividades económicas que apresenta e o número de empresas já registadas por actividade económica. Para reforçar a ideia de que de facto este portal tem, e terá, resultados, quando se procura o número de visitantes no "site" http://info.alexa.com/support/index.cgi verifica-se que no dia treze de Novembro de dois mil e três a audiência acumulada era de 669120 utilizadores.

No que respeita à identificação e protecção da concorrência foi difícil obter dados concretos. Após uma breve pesquisa no Google e uma tentativa de obter informações junto da própria Braga.com.pt através do e-mail: info@braga.com.pt, verificámos existirem apenas dois potenciais concorrentes/substitutos: www.novidades.com/braga e www.amvc.pt/Site/concelhos/braga/. Todavia, a informação divulgada nestes é mais geral podendo até afirmar que estes são "sub-sites" de sites mais globais. Como tal, foram feitos com outros objectivos, até porque, por exemplo, o segundo faz parte do "site" da Associação de Municípios do Vale do Cávado. Assim, para se proteger da concorrência, pressuponho que Braga.com.pt põe em prática algumas estratégias: cumpre com as regras de funcionamento definidas, não identifica os nomes dos autores dos textos publicados, mantém um relacionamento próximo com os clientes (nomeadamente possibilitando o expressar das suas opiniões, fornecendo todos os esclarecimentos que necessitem em relação ao serviço prestado e o facto de estar ligado através de "links" a outros "sites" como por exemplo, www.google.pt é também uma evidência deste relacionamento) e, por último, o facto de se especializar só na cidade de Braga permite-lhe ter uma qualidade superior em relação à “concorrência”.

A título de conclusão, o portal www.braga.com.pt apresenta-se como uma óptima ferramenta de consulta, fornecendo as mais diversas informações, de forma coerente e estruturada, sobre Braga e tudo que com ela se relaciona, facilitando portanto, apenas com um clique, a vida de quem necessita e procura informação sobre esta cidade.

Fontes: www.braga.com.pt; http://info.alexa.com/support/index.cgi ; www.novidades.com/braga; www.amvc.pt/Site/concelhos/braga/; www.google.pt; Monteiro, Artur; Fernandes, Cristina; Nunes Paula: “Avaliação de Sites na Internet”.

Cristina Fernandes é aluna da disciplina de Empreendedorismo da Licenciatura em Gestão da Universidade do Minho, no âmbito da qual elaborou este caso.
© Vasco Eiriz. Design by Fearne.