2003-12-16

Caso
COFFE NEWS
Por Tânia Faria

Introdução. “A eficácia e a rentabilidade são as palavras - chave que qualquer empresário deve procurar quando faz publicidade da sua empresa. O meio onde anunciamos deverá possibilitar a informação sobre tudo aquilo que queremos oferecer aos nossos clientes, de um modo profissional, em que nada seja feito ao acaso” ( Jean Daum, Presidente do Coffe News). Neste caso prático procurara-se descrever com algum detalhe o produto Coffee News e abordar alguns pontos relacionados quer com a análise do mercado, quer com a originalidade, qualidade e potenciais resultados desse produto.

Descrição do Produto. O Coffee News nasceu em 1988 em Minnipeg, Manítoba (Canadá), tendo como criadora Jean Daum, uma especialista em publicidade, técnicas de superaprendizgem e subliminares que estimulam a curiosidade e a leitura. Trata-se de uma publicação / jornal semanal, distribuída gratuitamente em restaurantes, cafés, "snack-bares", e hotéis de diferentes países, com o objectivo de satisfazer as necessidades de publicidade dos pequenos negócios e empresas da localidade, concelho, cidade ou bairro. Está provado cientificamente que as mensagens publicitárias são mais absorvidas durante as refeições, devido a uma grande necessidade de estímulo mental. Assim, o Coffee News foi desenvolvido com o intuito de obter vantagens deste efeito. O conteúdo do jornal Coffee News é muito variado, incluindo notícias invulgares, histórias divertidas, citações, feitos surpreendentes, horóscopos, números da sorte, anúncios publicitários e muito mais. Pode ser caracterizado como uma publicação simples, divertida , que os clientes lêem no seu restaurante ou café preferido enquanto esperam pela refeição.

Implementação da ideia de negócio. O coffee News é caracterizado como um negócio de publicidade orientado para o local/comunidade, chegando a vários países, cerca de 28, através de uma rede de franchisados. A maioria dos franchisados não necessita de possuir qualquer tipo de experiência profissional prévia ou formação académica específica para começar a trabalhar. O pré-requisito essencial é o desejo de ser independente, para além de ser importante possuir alguma habilidade para as vendas. É um negócio que se inicia com um investimento bastante reduzido, sem haver necessidade de loja ou escritório, bastando adquirir uma licença/franquia. A coffee News Portugal garante ao franchisado a exclusividade de actuação numa determinada área e o valor de cada licença é definido tendo em conta o número de habitantes, restaurantes e cafés que essa área abrange. No máximo um franchisado pode acumular 20 licenças e a qualquer momento, mediante a autorização prévia da Coffee News, poderá vender ou trespassar a sua franquia.

Aos franchisados é disponibilizado um manual de operações completo que inclui informações sobre todos os procedimentos relativos à concepção e desenho de anúncios, gestão de clientes, gestão de listas de distribuição, e outros procedimentos .Este manual tem como finalidade ajudar o franchisado na composição dos anúncios, impressão do jornal e inserção de notícias locais. A principal tarefa do franchisado consiste na angariação de anunciantes, isto é, pessoas com pequenos negócios e pequenas empresas que pretendem publicitar o seu produto/ serviço no seu meio envolvente..

Análise do mercado. As edições do Jornal Coffee News têm como destinatários os leitores e anunciantes de uma determinada comunidade local, concelho, cidade ou bairro. A maioria dos anunciantes são pequenas empresas, ou pequenos negócios, com fraco poder económico, que procuram publicitar os seus serviços/produtos de uma forma barata e regular.

Não se conhece em Portugal qualquer conceito semelhante ao Coffee News, embora existam no país periódicos de distribuição gratuita. A protecção da concorrência é conseguida através dos direitos de autor e "copyright" que se aplicam em qualquer país. Isto é, se alguém tentar copiar as características do produto Coffee News será processado e forçado a desistir.

Esta ideia de negócio é de uma extrema qualidade e originalidade porque para os leitores trata-se apenas de um pequeno jornal divertido, distribuído no seu restaurante preferido, mas no entanto, os anunciantes têm 17 ajudas subliminares e psicológicas diferentes, incluídas nos seus anúncios, que aumentam a sua eficácia, e tudo isto a um preço moderado.

Resultados potenciais. O Coffee News é o negócio ideal para quem começa uma actividade, ou deseja complementar outra, com um investimento bastante moderado e alta rendibilidade, tornando-se um negócio atractivo e com tendência para aumentar o número de franchisados. Por outro lado, o Coffee News através do seu conteúdo, garante aos seus anunciantes resultados surpreendentes porque os seus leitores vão criar uma imagem extremamente agradável, positiva e familiar sobre a empresa dos anunciantes, gerando sentimentos de confiança, que poderão traduzir-se no futuro numa compra, ou seja, o leitor torna-se num potencial cliente.

Conclusão. O Coffe News é uma publicação que, segundo Jean Daum, possui quatro características que proporcionam eficácia e rentabilidade aos seus anunciantes, nomeadamente, simpatia e afecto, singularidade, repetição e localização. Resumidamente, simpatia porque sempre que se dá um tratamento personalizado a um cliente ele lembrar-se-á da empresa numa futura compra; singularidade porque o conteúdo do Coffee News desperta curiosidade e faz com que as pessoas facilmente o memorizem, incluindo os anúncios; repetição, porque sendo uma publicação regular alcança um lugar privilegiado na mente do consumidor; por último, localização (o lugar onde a publicação é lida) porque geralmente os restaurantes e cafés são os espaços onde as pessoas podem esquecer o seu quotidiano por 10 minutos, tempo este que é suficiente par ler uma edição do Coffee News.

Fontes: www.coffeenews.org e material gentilmente fornecido por Coffee News Braga, na pessoa de Tiago Magro, através de coffeenewsbraga@mail.pt.

Tânia Faria é aluna da disciplina de Empreendedorismo da Licenciatura em Gestão da Universidade do Minho, no âmbito da qual elaborou este caso. Próximo caso: Braga.com.pt.
© Vasco Eiriz. Design by Fearne.