2005-02-03

500. O quarto 915 do hotel Meliá de Sevilha não seria, à partida, o melhor local para actualizar este blogue, não fosse a feliz circunstância de possuir um cabo de acesso gratuito à internet. É precisamente neste hotel que estão a decorrer as XV Jornadas Hispano-Lusas de Gestão Científica, organizadas localmente pela Universidade de Sevilha. A Universidade Portucalense, co-fundadora do evento, integra também a organização.

No momento que escrevo acabam de chegar dois autocarros com congressistas provenientes da … oitava edição mundial da Feira do Touro, evento que veio a revelar-se de grande utilidade para as actividades lúdicas das jornadas. Apesar da feliz possibilidade de poder observar esta feira de actividades e produtos criados à volta do touro, de resto não parece haver mais qualquer relação entre as jornadas, touros e touradas. Em todo o caso, regista-se o facto de estarmos em local com competências criadas à volta do animal ou, se preferirem, como afirmava uma congressista, existe aqui um "cluster" do touro.

As jornadas iniciaram-se ontem com várias sessões de trabalho. O acto inaugural decorreu num dos edifícios da Universidade de Sevilha, instituição que comemora 500 anos de vida em 2005. Por coincidência, de acordo com a organização, quinhentos é também o número de autores dos 300 artigos em apresentação. A delegação portuguesa faz-se notar e não passa despercebida, ainda que a dimensão dos dois países e o local de realização das jornadas não deixe dúvidas de qual é a maior representação. Quanto a qualidade é ainda cedo para tecer considerações, não só porque as jornadas estão ainda a decorrer, mas também porque a assimilação de tantos artigos, mesmo que com leituras diagonais, requer algum tempo mais. São jornadas que pretendem ser universais no que respeita às diferentes áreas da gestão. No entanto, a primeira impressão é que existem domínios melhor representados do que outros.

Á semelhnaça de hoje, o dia de amanhã inicia-se com sessões de trabalho às nove horas, sendo interrompidas já depois das 14. O encerramento das jornadas decorrerá ao final da tarde, seguindo-se o jantar de gala no Consulado de Portugal, a escassos 500 metros do hotel.
© Vasco Eiriz. Design by Fearne.