2006-11-05

Connectis

A importância da formação profissional
Por Miguel Gonçalves

Entre outros, a formação profissional assume-se, cada vez mais, como um vector relevante na aquisição e transferência de conhecimento. A formação destina-se em captar um conjunto de orientações, regras, indicações e aprendizagens, quer numa vertente social, quer na componente técnica.

A formação profissional além de ser um vector de criação de conhecimento, prima pelo facto de ser, entre outras, uma das vias que permite a transferência de conhecimento. Esta transferência não passa apenas pela interacção formando – formador, mas também por um triângulo disseminador, associado a fontes externas (por exemplo: empresas).

A criação e transferência de conhecimento além de se realizar formando – formador, também é manifestada pelo relacionamento formando – formando e formando – empresa.

Um caso típico desta interacção é a modalidade de formação denominada aprendizagem – formação profissional em alternância. Este sistema, além da articulação da formação teórica e prática simulada, a qual é ministrada em sala, outra, não menos importante, é realizada com empresas externas, em regime de alternância. Um dos objectivos é a aquisição de saberes.

Os saberes teóricos quando articulados entre si; integrados, disseminados e relacionados com a valência prática, o conhecimento surge não pelo seu somatório, mas sim pela mais valia que a interacção permite produzir.

Este sistema, quando devidamente articulado, permite uma colaboração positiva, um contacto próximo formal e informal, possibilitando um associar dinâmico de vários saberes, experiências e habilidades, em torno de uma actividade, fomentando a criação e a disseminação de conhecimento.

Toda esta dinâmica relacional desenvolvida nesta modalidade de formação promove e potencia a geração e a transferência de conhecimento. É uma forma que possibilita a transposição de fronteiras e é um instrumento fundamental na criação e na partilha de valor acrescentado.

Miguel Gonçalves, licenciado em Gestão de Empresas, pelo Instituto Superior de Línguas e Administração de Santarém; é Técnico Superior no Instituto do Emprego e Formação Profissional; possui um mestrado em Contabilidade e Administração promovido pela Universidade do Minho, onde apresentou a dissertação intitulada “Redes Institucionais de Conhecimento: Estudo de uma Rede na Indústria Têxtil e do Vestuário”.
© Vasco Eiriz. Design by Fearne.