2007-10-08

Crónica do seminário
Por Hugo Serra

Inovação. Um dos principais contributos pessoais retirados do seminário consistiu na compreensão extensiva deste conceito, o qual se alastrou por diferentes áreas de aplicação ou diferentes ramos de negócio. A capacidade organizativa das empresas do sector industrial, assim como do sector da construção civil e as diferentes estratégias adoptadas por estes sectores revelaram-se verdadeiros exemplos de inovação no nosso país, o qual, ainda na óptica de muitos “pensadores” e idealistas, se mantém bastante retrógrado e fechado a políticas empreendedoras. O estabelecimento de redes estratégicas entre os diversos parceiros e colaboradores em torno de uma empresa focal, para além de permitirem uma designação de todas as relações pertencentes à estratégia delineada pela empresa ou grupo de empresas, permite um maior desenvolvimento e aproximação dessas mesmas empresas a novos mercados e a novos parceiros de negócio.

Para além da compreensão do conceito de Inovação, a percepção das diferentes formas de relacionamento entre vários parceiros de negócio nestas redes e a própria aplicabilidade empírica de alguns dos casos demonstrados neste seminário constituíram, por sua vez, um contributo bastante importante para o desenvolvimento do caso que pretendo analisar, pois da exposição dos seus casos passando por uma pequena troca de impressões quanto aos procedimentos de pesquisa de cada estudo, o esclarecimento de pequenas dúvidas relativamente a estes procedimentos e aos próprios objectivos da pesquisa foram esclarecidas. A compreensão dos casos expostos por todos os participantes gerou uma discussão saudável e bastante proveitosa para cada interveniente resultando daí a ansiedade por futuros eventos a ser realizados.

Numa altura em que a Inovação e o Empreendedorismo são temas na ordem do dia e constantes exemplos de empresas que, através das suas estratégias, surgem e revolucionam os diversos mercados, torna-se necessário que eventos como este seminário sejam mais frequentes no meio universitário e com uma maior afluência, tanto de oradores como de público interessado por estes temas. A existência destes eventos nesse meio permite um contacto bastante acentuado com a realidade nos diversos ramos de negócio, pois prepara futuros gestores para o mercado de trabalho ao mesmo tempo que consciencializa os diferentes oradores das principais teorias e metodologias de ensino praticadas nas universidades. No entanto, apesar de estes temas estarem na ordem do dia, a fraca afluência de estudantes é uma realidade, tornando-se necessário incutir e incentivar a sua participação nestes eventos e cultivar as políticas de Inovação e Empreendedorismo nessas mentes, de forma a moldar futuros empregados que ditarão o futuro do país.

"Crónica do seminário" é um registo pessoal e subjectivo de alguns participantes no Seminário de Investigação sobre Dinâmica Empresarial realizado na Universidade do Minho em 6 de Agosto de 2007. Hugo Serra, estagiário da licenciatura em Gestão naquela universidade, apresentou a comunicação intitulada "Um estudo empírico sobre marketing relacional". Leia a próxima crónica dentro de dias.
© Vasco Eiriz. Design by Fearne.