2007-10-01

Crónica do seminário
Por Marta Gomes

Foi realizado no passado dia 6 de Agosto o Seminário de investigação que se intitulava “Dinâmica Empresarial”. Neste seminário iriam estar presentes oradores a apresentar o seu projecto de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento. Com base neste acontecimento escrevo a crónica que se segue.

Estava muito nervosa mas os aproximadamente 100 kilometros de distância de Esmoriz a Braga serviram para praticar em voz alta a apresentação do meu projecto de investigação sobre “As alianças estratégicas como forma de internacionalização do sector da construção civil”.

Quando cheguei a Braga foi-se instalando um nervoso miudinho, pois falar em público faz-me calafrios. Quando penso no que vou ter de fazer fico com suores frios, mas até hoje todas a apresentações têm corrido bem. Esta foi especial, porque estava a contar com um público mais formal e cerimonioso mas tudo se passou num ambiente informal, para não dizer familiar. Mas na minha opinião foi da parte da tarde que houve mais camaradagem. Este facto deveu-se em muito à proposta do professor Vasco Eiriz para almoçarmos todos juntos, o convívio foi uma constante.

O principal objectivo do seminário foi na minha opinião largamente atingido. Os diferentes graus académicos existentes permitiram a troca de experiências e o contacto com outros investigadores. A presença da professora Natália Barbosa no seminário é de salientar, pelo seu enorme contributo, solucionou problemas, questionou outros e essencialmente permitiu o aprofundamento dos temas, a discussão dos mesmos e contribuiu para adquirir conhecimentos de investigação.

O debate contribuiu para a recolha de várias opiniões e essencialmente para a resolução de algumas dificuldades com que os investigadores se deparavam. Foi tema também de discussão e muito enriquecedor a abordagem às diferentes metodologias a utilizar.

No meu caso, e relativamente à minha investigação, a apresentação do colega João Areias foi muito proveitosa, tanto no tema como nas metodologias a aplicar. Neste momento está numa fase avançada da sua investigação para o Doutoramento. O seu tema consiste nas “Relações inter-organizacionais na indústria têxtil e do vestuário”. E o facto de ele falar sobre projectos, apercebi-me que está relacionado com a realidade da minha investigação. Sobre as metodologias, senti que tinha de agir rapidamente e o mais breve possível seleccionar as empresas a entrevistar. Pois conta o colega que a transcrição para o papel e o tratamento da informação obtida na entrevista é muito moroso.

Para finalizar, louvo a iniciativa do professor Vasco Eiriz e a presença da professora Natália Barbosa, e colegas (comunicadores), a todos agradeço a partilha de conhecimentos.

Enfim, quando penso no facto de apresentar algo, a primeira ideia que me vem à mente é não aceitar, mas depois de se realizar fico sempre com a sensação que foi bom e queria mais.

O resultado é sempre vantajoso para todos os presentes.

"Crónica do seminário" é um registo pessoal e subjectivo de alguns participantes no Seminário de Investigação sobre Dinâmica Empresarial realizado na Universidade do Minho em 6 de Agosto de 2007. Marta Gomes, mestranda em contabilidade e administração naquela universidade, apresentou a comunicação intitulada "Alianças estratégicas como forma de internacionalização do sector da construção civil". Leia a próxima crónica dentro de dias.
© Vasco Eiriz. Design by Fearne.