2008-12-07

Empreender na Universidade de Coimbra

A Universidade de Coimbra é um dos anunciantes deste blogue. E foi precisamente através de um anúncio publicado neste blogue que se intitula "Empreender na UC" que tomeio conhecimento da Rede UC - Rede de Antigos Estudantes da Universidade de Coimbra. Ora, o que quero aqui deixar registado é o facto de, pela primeira vez, ter encontrado algo numa universidade portuguesa - curiosamente na mais antiga e uma das mais tradicionais - que se aproxima da prática comum nas universidades mais desenvolvidas. No lado esquerdo da ligação que registei anteriormente, o leitor poderá analisar com mais cuidado as funcionalidades que são disponibilizadas, mas há uma - a referente aos Serviços Rede UC - que gostava de destacar. Registemos então a oferta que é feita:

«Ao estar registado na Rede UC, passa desde logo, e sem quaisquer encargos, a receber periodicamente informação sobre a Rede UC, através da qual pode ter conhecimento de ofertas de formação e diversos tipos de eventos culturais, sociais, científicos e desportivos ligados à Universidade de Coimbra. Para todos aqueles que pretendam reforçar os laços de ligação com a Universidade de Coimbra, são disponibilizados conjuntos de serviços adicionais, que correspondem a diferentes Tipologias de Relacionamento».

As tipologias são três: o T1, T2 e T3. Eis os benefícios para o T1 por 10 euros anuais: recepção automática por e-mail de ofertas de emprego relacionadas com a sua área de formação; apoio na obtenção de contactos de colegas, ou de Antigos Estudantes de uma área específica (geográfica ou do saber); disponibilização de materiais existentes em bibliotecas e centros de documentação; atribuição de um cartão de membro da Rede UC, com funções de identificação e de acesso privilegiado a diversos serviços e descontos; descontos. O T2 (35 euros por ano) possui os mesmo benefícios de um T1 mais o seguinte: oferta simbólica de um artigo de merchandising da Universidade de Coimbra; assinatura anual da Rua Larga, revista trimestral da Reitoria da Universidade de Coimbra; descontos de 5% em visitas à UC especialmente promovidas e acompanhadas para Antigos Estudantes, bem como na aquisição de merchandising; condições preferenciais de participação em acções de formação de curta e longa duração, cursos de pós-graduação, mestrados e doutoramentos, e modalidades de ensino à distância. Finalmente, um T3 (60 euros por ano) é ainda mais espaçoso, acrescentando às ofertas anteriores, os seguintes benefícios: acesso à Rede de Especialistas e Palestrantes da Universidade de Coimbra; convites para eventos promovidos pela Reitoria da Universidade de Coimbra, como prémios, homenagens e cerimónias; apoio personalizado no estabelecimento de parcerias entre Antigos Estudantes, e entre estes e a Universidade de Coimbra; acesso à utilização de espaços da Universidade de Coimbra - como o Palácio de São Marcos, salas de reuniões, espaços desportivos - em condições preferenciais; oferta de Agenda da Universidade de Coimbra.

Se estes serviços segmentados de relacionamento funcionarem como são apresentados no catálogo, então é de se tirar o chapéu à Rede UC.
© Vasco Eiriz. Design by Fearne.