2009-10-16

Diário de um Candidato (10)

Por Vasco Eiriz de Sousa

14-08-2009
Rumo mais cedo a Monção afim de atenuar um conflito grave e conciliar interesses, mas dou a manhã por perdida. Ao início da tarde, em reunião marcada por minha iniciativa com o Presidente da Distrital do PSD, Presidente da Mesa da Assembleia da Secção de Monção do PSD (paradoxalmente não existe Comissão Política) e com o cabeça-de-lista à Câmara Municipal de Monção, é aprovada a lista final candidata à Assembleia Municipal de Monção. Uma lista com contributos fundamentais de Jorge Nande, Adolfo Fernandes, Fernando Vaz, Jorge Fernandes, Filipe Dias e Andrea Figueiredo. De seguida, inicia-se uma sucessão de episódios que nunca deveriam acontecer numa candidatura e que não dignificam a política. Combino um conjunto de acções conciliatórias com Eduardo Teixeira, Presidente da Distrital. E envolvemos Adolfo Fernandes e Fernando Vaz neste processo.

15/16-08-2009
Já na outra ponta do país acompanho todos os pequenos detalhes administrativos para a submissão formal da lista da Assembleia Municipal. E preocupa-me sobremaneira o que se passa com as restantes listas da candidatura. Mantenho contacto permanente com Jorge Nande e os candidatos à Assembleia Municipal e muitas das notícias que recebo não me agradam. O domingo, 16, terá sido o dia da minha vida que mais dinheiro gasto em telemóvel, mais do que habitualmente consumo em largos meses.

17-08-2009

Prazo limite de apresentação de candidaturas. Neste processo pode afirmar-se com toda a propriedade que até ao lavar do cesto é vindima. Com alguns sustos à mistura, nomeadamente o risco da queda da candidatura à Assembleia de Freguesia de Monção e a possibilidade duma importante dissidência, o equivalente à queda do Carmo e da Trindade. Com a família a assistir, exalto-me ao telefone e tenho a maior discussão de sempre com Jorge Nande. Felizmente, depois de muita intermediação telefónica envolvendo vários companheiros, nem o Carmo nem a Trindade caem, e muito menos a Margarida. Nenhuma das ameaças se confirma e parece prevalecer algum bom senso.

Diário de um Candidato é um registo pessoal da autoria de Vasco Eiriz de Sousa, cabeça-de-lista do PSD à Assembleia Municipal de Monção, publicado originalmente no blogue Monção 2009.
© Vasco Eiriz. Design by Fearne.