Por Vasco Eiriz de Sousa
04-08-2009
Dia particularmente difícil para candidatura com imensos problemas internos de comunicação, mobilização e organização. A candidatura está com problemas mas, em todo o caso, pergunto-me se haverá alguma candidatura em que tudo corre como os candidatos desejam.
05-08-2009
Logo pela manhã, chega o convite formal que tinha anteriormente aceite para integrar a comissão científica da conferência sobre empreendedorismo e inovação a organizar pelo Parque de Ciência e Tecnologia da Maia. Duas áreas fundamentais para o desenvolvimento de um território. Ainda assim, e embora tenha passado o dia em Braga, este foi indiscutivelmente o pior dia até ao momento. Tudo provocado por um sms matinal de que já havia sintomas de véspera.
06-08-2009
Para descontrair da pressão de véspera, incentivo David Nogueira – um poço de empenho e dedicação na nossa candidatura – a acompanhar-me numa visita pela feira da vila. A feira mantém-se como sempre a conheci, mas neste dia tem uma grande presença de emigrantes. À tarde, reunião da comissão política da candidatura alargada a três membros da distrital do partido. Discussão franca e aberta que repõe a moral, embora as circunstâncias da candidatura recomendem moderação e grande determinação. E, sobretudo, muito trabalho. Satisfaz-me chegar a casa antes da Sofia adormecer, enquanto o Simão regressará amanhã depois de uns dias passados com os avós de Famalicão.
08-08-2009
Leio pela primeira vez a carta de apresentação com a qual José Emílio e o PS lançam um sítio na Internet que vive adormecido há mais de uma semana. É evidente nas suas palavras que José Emílio é um homem empurrado pelo PS para se candidatar. São palavras sinceras e, bem lidas, mostram que, no fundo do seu coração, ele não desejaria continuar. Este “Continuar Monção” por parte de um homem que não deseja continuar é por isso um dos maiores paradoxos das eleições autárquicas deste ano. Na parte da tarde, durante a nossa festa de apresentação em Cortes, Filipe Dias alerta-me para a importância de dois eventos a decorrer nos próximos dias, mas aquilo que mais me preocupa são mesmo as listas. Convido três companheiros para uma reunião em que desejo auscultar a sua opinião sobre o assunto.
Diário de um Candidato é um registo pessoal da autoria de Vasco Eiriz de Sousa, cabeça-de-lista do PSD à Assembleia Municipal de Monção, publicado originalmente no blogue Monção 2009.