2009-11-03

Diário de um Candidato (15)

Por Vasco Eiriz de Sousa

29-09-2009
Subida ao Extremo na companhia de Antonino Barbosa, mandatário da candidatura e Presidente da Adega Cooperativa de Monção. Desvio para o Luzio, onde temos programado o primeiro comício duma campanha que se inicia hoje. Mas só nos Anhões e em Parada – depois de passagem por Lordelo – temos uma assistência composta, onde faço os meus primeiros discursos.

30-09-2009
Com dificuldade rumo a Monção com o intuito fundamental de apoiar Aurélio Gomes, o nosso candidato em Valadares e companheiro que nas últimas semanas esteve sempre presente a apoiar-nos. A caminho de Monção, no Extremo, tomo a estranha decisão de revisitar Luzio e Anhões, mas não volto a ver os cavalos soltos que tínhamos visto na noite de ontem. Sem grande surpresa, Ceivães e Messegães não reúnem gente. Valadares mobilizou muito poucos, a uma hora que jogava o FC Porto e, ao que me dizem, havia acontecimentos importantes numa novela!

02-10-2009
Para além de algum contacto de rua em Longos Vales, Lapela – onde já tínhamos passado anteontem – recebe-nos muito bem. Entre Lara e Pias, sigo com confiança um dos nossos carros de som que se perde e me faz perder na companhia de Artur Gil e Marco Dias. Depois duma grande volta a velocidade para além do aceitável chego a tempo de discursar em Pias, onde temos a nossa melhor assistência até ao momento. Com agrado vejo vários companheiros que não encontrava há algum tempo, nomeadamente Armindo Ponte e Armando Fontainhas. Para memória, fica também a multa de excesso de velocidade em Vila Verde: ía a 87 km/h numa recta com limite de 50! Se estivesse integrado numa comitiva do Partido Socialista com carros ilegais, aí talvez o comandante me telefonasse a pedir desculpa, como sucedeu nas legislativas! Mas como o meu carro ía carregado de laranja, apesar da simpatia de um dos agentes, o seu superior não hesitou.

03-10-2009
Depois do almoço de apresentação da Comissão de Honra da nossa candidatura em Braga, que integro e a que em caso algum poderia faltar no apoio explícito a Ricardo Rio, sigo com urgência para mais uma ronda por seis freguesias. Desta vez, a pressa e os limites de velocidade aconselham a auto-estrada.

Diário de um Candidato é um registo pessoal da autoria de Vasco Eiriz de Sousa, cabeça-de-lista do PSD à Assembleia Municipal de Monção, publicado originalmente no blogue Monção 2009.
© Vasco Eiriz. Design by Fearne.