2009-11-06

Diário de um Candidato (16)

Por Vasco Eiriz de Sousa

04-10-2009
Qual vira minhoto, fotografo a aula matinal de surf do Simão em Viana do Castelo, regresso a Braga e sigo para Monção. O fundamental do dia é dedicado ao Vale do Mouro. Em Tangil aguarda-nos uma assistência aquém do que esperava. Em contrapartida, em Riba do Mouro, onde temos uma candidatura forte à assembleia de freguesia, somos recebidos por uma casa cheia. A par de Pias, a melhor assistência até ao momento. Depois do discurso, a Rosa Cerqueira informa-me que corre o boato de que as minhas intervenções são apreciadas. Fico algo surpreendido, e digo-lhe que isso me satisfaz desde que nos traga votos.

05-10-2009
A comemoração do dia da República, leva-me hoje a assinalar o facto no discurso proferido em Badim. E faço notar que a melhor forma de homenagear a República é precisamente votar na Andreia Trancoso, nossa candidata à assembleia de freguesia local. Para além de ter sido minha aluna na Universidade do Minho, é jovem e é a única mulher cabeça-de-lista nas nossas 15 candidaturas. É uma alma nova.

06-10-2009
No discurso de Merufe recordo uma das imagens de infância que melhor retenho, e que se passava precisamente em Merufe: a da matança do porco na casa dos meus avós. Também Podame estava agendada para hoje, mas foi um erro político ter-se suspendido a visita a esta freguesia, onde era necessário afirmar a nossa diferença e dar o corpo às balas. O regresso a Braga pela Portela do Alvite não termina sem uma notícia trágica: o falecimento de Paulo Trancoso, nosso candidato na lista de Badim.

Diário de um Candidato é um registo pessoal da autoria de Vasco Eiriz de Sousa, cabeça-de-lista do PSD à Assembleia Municipal de Monção, publicado originalmente no blogue Monção 2009.
© Vasco Eiriz. Design by Fearne.