2010-01-06

ClaustrUM

Tomada de posse
As eleições de alguns órgãos da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho (UM), nas quais o editor deste blogue também foi eleito para o Conselho de Escola, ocorreram em 03-11-2009. A coisa foi para homologação no Largo do Paço e lá permaneceu largas semanas. A rúbrica do Reitor chegou por e-mail às 17:15 horas duma sexta-feira, 18-12-2009, isto é, um mês e meio depois das eleições! E mesmo assim, fica a ideia que teve que haver uns empurrões: um deles aqui, nesse mesmo dia pelas 12:56 horas; o outro foi por e-mail do mesmo autor, no mesmo dia, pelas 13:25 horas. Mesmo com falhas jurídico-protocolares, a tomada de posse do Conselho de Escola foi esta manhã. Dois meses e muitas rabanadas depois das eleições! E com ela, surge uma nova coluna. Ou antes, um ClaustrUM. Que assim fica também empossado por este blogue.

Divulgar provas de mestrado
Curiosa troca de e-mails naquilo que em tempos se chamou de "um-net", a propósito da melhor forma de divulgar as provas de mestrado na universidade. Naqueles tempos, uma prova de mestrado era um evento raro. Mas agora não passa duma simples prova massificada para centenas de alunos, como centenas de outras provas. Com uma diferença: como alguém disse, justifica-se claramente institucionalizar mecanismos activos de divulgação. E já agora, acrescento: porque não centralizar todas as provas em três ou quatro salas de actos? É certo que alguns dos senhores professores teriam que fazer pequenas deslocações, mas haveria vantagem para todos os públicos. Mesmo para os professores.

Ó Bolonha, diz-me tu, por onde andas?
Mais um ano lectivo e tudo na mesma. Continuam por disponibilizar de forma minimamente atempada as listas de inscritos nas unidades curriculares e respectivas pautas. Já nem sequer se exige informação minimamente completa e actual sobre o perfil dos alunos: pautas, por favor! Quem pediu a melhoria do ensino-aprendizagem?! É que a parte lectiva termina e os professores continuam sem saber quem eram os alunos.

ClaustrUM, apontamentos duma universidade.
© Vasco Eiriz. Design by Fearne.