2010-01-27

ClaustrUM

Serviços académicos com buffet
Desconhece-se a inspiração, mas provavelmente os serviços académicos queiram seguir o exemplo de um buffet. Servem-nos de tudo que faz mal à saúde: acrescentam alunos inscritos no decorrer do período de avaliação; modificam o estatuto dos alunos quando bem lhes apetece; "desinscrevem" alunos à conveniência, já depois destes terem sido avaliados; não emitem pautas quando estas são necessárias precisamente para poderem continuar a martelar; inventam pautas impossíveis; e sabe-se lá mais o quê. Enfim, um verdadeiro buffet. Muito mau para os níveis de colesterol.

Autonomia científica e disciplinar
Os professores de Ciência Política e Relações Internacionais da minha escola não se fizeram rogados. No dia imediatamente a seguir à tomada de posse dos membros eleitos do Conselho de Escola, fizeram-me chegar - a mim e aos restantes conselheiros, suponho - uma pretensão inequívoca: «reafirmar o princípio da autonomia científica e disciplinar da área de Ciência Política e Relações Internacionais, traduzido estatutariamente em termos de um Departamento autónomo». Que é como quem diz que entre partilhar a sua área com Administração Pública, com que co-existem num departamento há alguns anos, ou ter o seu próprio departamento, estes nove colegas preferem a segunda opção, e colocam essa preferência no papel.

As universidades e o "tecido produtivo"
O Diário Económico informa: «[...] Os conselhos gerais criados nas universidades - onde têm assento elementos externos, sobretudo gestores - têm "uma função de intermediação que está por preencher, entre a universidade, como centro de produção e difusão de conhecimento, e o tecido produtivo", resume Braga da Cruz, presidente do conselho geral da Universidade do Minho.[...]». E como muito bem assinalou Jaime Rocha Gomes em Prálem d'Azurém, «[...] é saudável esta atitude por parte dos membros externos do Conselho Geral e espera-se que passem das palavras aos actos. Seria uma forma de demonstrar a utilidade da sua presença no Conselho Geral das Universidades.»

ClaustrUM, apontamentos duma universidade.
© Vasco Eiriz. Design by Fearne.