2010-02-08

ClaustrUM

Pergunta pertinente
Agora que a universidade tem um novo reitor, um novo administrador, para além de um outro administrador dos SAS, todos eles de carne e osso, pergunto-me: quem será o administrador do sistema, aquele que devolve e-mails?

A democracia segue dentro de momentos
Quando os estatutos em vigor duma unidade orgânica definem de forma clara o processo eleitoral dos seus departamentos e estes não desencadeiam as eleições a que esses estatutos os obrigam, há claramente uma anomalia. E justificar isto com argumentos jurídicos em forma de recado é desvirtuar o processo eleitoral e democrático a que essa unidade orgânica e a sua universidade aderiram enquando modelo de escolha. É uma espécie de democracia dos 300.

Receitas
Há organizações que criam receitas. Não de culinária, entenda-se. Receitas enquanto um conjunto de convicções, crenças, quase valores, partilhados pelos membros da organização na maior parte das vezes de forma inconsciente e acritíca que definem a postura da organização, as suas decições, os seus rituais, as suas acções, o seu dia-a-dia. E condicionam teimosamente a sua estratégia. Estas receitas não são necessariamente negativas mas, na maior parte das vezes impedem a mudança, rejeitam a inovação, e bloqueiam a organização. E quando assim é, são essas organizações que ficam a perder. E para que não haja ambiguidade, isto acontece na minha escola e na minha universidade de forma mais recorrente do que desejável.

ClaustrUM, apontamentos duma universidade.
© Vasco Eiriz. Design by Fearne.