2010-05-11

ClaustrUM

O fluxograma
Na Universidade do Minho, nunca fomos fortes em fluxogramas simples. Confira por si mesmo: «A pedido da [...] Presidente da Escola de Economia e Gestão, venho informar que, por sugestão do Conselho Científico, poderão enviar os contributos individuais relativos ao Regulamento de Avaliação de Desempenho de Docentes para a Presidência da EEG [...], que os compilará e fará chegar ao Grupo de Trabalho do Projecto que propôs o referido Regulamento. Mais se informa que os contributos entretanto enviados serão considerados na análise desta matéria a levar a cabo em reunião do Conselho de Gestão da EEG. Em alternativa, poderão fazê-lo directamente para o Grupo de Trabalho, através do e-mail [...] disponibilizado para esse efeito. Relembramos que a data estabelecida superiormente para a apresentação dos contributos é 12 de Março.» Percebeu?

Chamam-lhe contrato de confiança
Existem directores de mestrado na minha escola que ficam a conhecer o número de vagas do curso que dirigem através ... dum suplemento comercial do Expresso. Assim mesmo: «nele [n.r.: no Expresso] pude finalmente confirmar informação que na EEG nunca consegui obter». Ficamos pois a saber que as "newsletters" da UM não resolveram de todo o problema de comunicação. E depois há quem queira que se faça um plano estratégico!

Carregar a máquina
Entretanto, um outro colega meu, professor catedrático, director do seu departamento e membro do Conselho Geral da UM, e do Conselho de Escola, gastou «parte da tarde de hoje (n.r.: 10 de Maio de 2010) numa reunião de um órgão suposto de gestão a discutir se é boa gestão de recursos ir a uma secretaria levantar umas quantas folhas de papel e introduzi-las no carregador de uma máquina sempre que ser quer fazer fotocópias, retirando as folhas sobrantes após cada operação.»

ClaustrUM, apontamentos duma universidade.
© Vasco Eiriz. Design by Fearne.