2010-05-30

ClaustrUM

O que mudou?
Parece que a lei de governação universitária de 2007 não mudou nada de substancial na governação universitária. Pelo menos, de acordo com Jaime Gomes, foi isso que aconteceu na Universidade do Minho. Ora, a ser assim, sejamos justos: não é só no ensino superior que os resultados da governação de Sócrates são curtos, inexistentes ou negativos.

Fórum
«Convidam-se todos os estudantes dos cursos de licenciatura e mestrado integrado da Universidade do Minho a participar na primeira reunião do Fórum UMinho, que decorre no próximo dia 26 de Maio, quarta-feira, pelas 14h30, no anfiteatro A1 do Complexo Pedagógico I, no Campus de Gualtar, em Braga. O Fórum UMinho pretende ser uma estrutura de diálogo entre o Reitor, António M. Cunha, e a comunidade académica, através da qual se pretendem conhecer as preocupações dos diferentes corpos da Universidade. Neste primeiro encontro serão abordados temas como o modelo de ensino/aprendizagem em vigor, resultante da implementação dos princípios de Bolonha, as realidades dos trabalhadores estudantes, as propinas, a integração dos estudantes no mercado de trabalho e o funcionamento dos cursos em horário pós-laboral.» (Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem, 24 de Maio de 2010) Havendo também um fórum para professores e investigadores - e creio que assim será, não quero pensar noutra hipótese - estou tentado em participar, talvez para fazer uma proposta simples ao Reitor.

FEP aceita candidatos a director
Comparativamente com o que se passou na UM e, em particular, na sua Escola de Economia e Gestão (EEG), a julgar pelos candidatos ou potencial de candidatura, os processos eleitorais na fundação Universidade do Porto (UP) são bem mais abertos e competitivos. É pelo menos isso que se pode concluir se compararmos o processo de escolha dos presidentes das unidades orgânicas da UM-EEG com a UP-FEP. Enquanto os nossos colegas da Faculdade de Economia do Porto (FEP) aceitam candidaturas de professores externos, não necessariamente catedráticos, na UM-EEG têm que ser catedráticos internos. E, sem desprimor para os meus colegas catedráticos aqui da casa que não possuem menos qualidades que outros, isto obviamente não é bom. Já agora, para os interessados, fique-se sabendo que o concurso do Porto decorre até 17 de Junho.

Sinais
Nota positiva para o Conselho Científico e para o Conselho Pedagógico da EEG-UM. O primeiro porque, pela primeira vez em muitos anos, deliberou critérios comuns para a distribuição do serviço docente aplicáveis a toda a escola. O segundo por ter colocado cá fora o calendário escolar de 2010-2011, antes de ter terminado Maio de 2010. Bons exemplos e sinais positivos.

ClaustrUM, apontamentos duma universidade.
© Vasco Eiriz. Design by Fearne.