2010-06-16

Diário de Bordo (16)

Continuam as pesquisas para planear a viagem ao Vespa World Days 2010, a decorrer dentro de dias em Fátima. Consultas a "sites" de planeamento de viagens - sobretudo o Via Michelin -, passagem por sítios diversos com mapas, em particular o notável Google Maps. E as dúvidas persistem.

Como passar o Porto numa Vespa de 50 c.c., sabendo-se da interdição de auto-estradas, circulares e sabe-se lá mais o quê a ciclomotores?! Indo pela EN 14, será possivel continuar o percurso pela Via Norte, também ela classificada como estrada nacional? Repetir-se-á o problema em Gaia, Coimbra e Leiria, principais aglomerações urbanas a passar? Claro que sim. E daí que passar cada cidade, cada via rápida, sem contornar o código da estrada é algo de inimaginável para quem está habituado a viajar em veículos "superiores". Saber que passar por Coimbra irá provavelmente recomendar sair da EN 1 bem antes da cidade, entrar na Rua do Alto da Pata, em Souselas, passar Trouxemil e outras terras com nomes estranhos, percorrendo um sem número de ruas e ruelas urbanas e semi-urbanas desconhecidas, passando pelo incontornável Portugal dos Pequeninos para voltar a apanhar a Nacional 1 vai ter a sua graça. E logo à frente, mais um pedaço onde provavelmente também não poderei entrar.

A forma mais simples de sanar o problema seria provavelmente afixar uma matrícula de mota, libertando a Vespa da proibição a ciclomotores. Mas, para além de ilegal e fraudolento, a viagem perderia algum encanto. Em benefício da rapidez e da coluna.


Clique na imagem para passar Coimbra

© Vasco Eiriz. Design by Fearne.