2011-04-28

Empreendedorismo comunitário

O artigo intitulado "A comunidade empreendedora" da autoria do editor deste blogue foi ontem publicado no Jornal de Barcelos:

«[...] De forma simples, o empreendedorismo comunitário ocorre quando uma comunidade desencadeia acções empresariais com vista a alcançar um resultado comum e partilhado pelos membros dessa comunidade. Nessas circunstâncias existe um grupo de pessoas, famílias e organizações variadas (empresas, autarquias, associações diversas, etc.) que constituem uma comunidade e partilham em rede um mesmo local. Unem-se no esforço de alcançar algum propósito comum. O empreendedorismo comunitário oferece a possibilidade duma rede de pessoas e organizações duma comunidade local desencadear acções de natureza empresarial. Articulando recursos diversos e dispersos, estas acções permitem suprir algumas das necessidades sentidas nesse local, seja num concelho, numa freguesia, num bairro ou numa rua. Enfim, necessidades que se sentem num espaço próprio onde existe uma comunidade de interesses. [...]»


Curiosamente, hoje mesmo fui "convocado" pelo Vespa Clube do Minho para «um encontro Comunitário, no parque radical em Arcozelo - Barcelos. O objectivo é ajudar associações que minimizam a dor das crianças com cancro, e em especial homenagear um grande amigo.» O «encontro comunitário - todos por um sorrisso», está marcado para sábado, a partir das 10 horas e é organizado pelo Centro de Recursos e Envolvimento Social de Arcozelo e envolve um dia preenchido de eventos.
© Vasco Eiriz. Design by Fearne.