2012-03-24

Questões de estudo sobre estratégia (3)

  • Escolha uma indústria/sector de actividade económica e discuta até que ponto as economias de escala são um factor importante do aumento da concentração nessa indústria/sector. Na sua discussão tenha presente as fontes de economias de escala.
  • Quais são, na sua opinião, os melhores indicadores de desempenho para avaliar se uma empresa está a ser bem gerida? Explique.
  • «Nos últimos anos a Google tem-se expandido numa ampla gama de serviços de Internet, incluindo correio electrónico, gestão de fotos, mapas de satélite, bibliotecas digitais, serviços para blogues e conversação.» Em que medida a estratégia da Google foi construída sobre um conjunto comum de recursos e capacidades, em vez de necessidades específicas dos clientes? Quais são os principais recursos e capacidades da Google?
  • Imagine-se director-geral de uma rede retalhista de supermercados composta por 12 pontos de venda de média dimensão. Na sua função, pretende implementar um cartão de cliente. Explique o que entende por planeamento estratégico e de que modo este cartão de cliente pode ajudar na tomada de decisões e implementação de estratégias.
  • «Os lucros da Ford são baixos devido aos elevados custos de produção de automóveis.» Recorrendo ao conceito de cadeia de valor e sabendo que a Ford é um dos maiores produtores de veículos automóveis do mundo, que sugestões faz à empresa para que os seus custos de produção diminuam?

Fonte: questões criadas e adaptadas por Vasco Eiriz a partir de conteúdos disponíveis em Grant, Robert M. (2010). Contemporary Strategy Analysis, 7/e, Wiley, Cambridge, MA, e Johnson, Gerry; Scholes, Kevan; Whittington, Richard (2008). Exploring Corporate Strategy, 8/e, Financial Times/Prentice–Hall, Harlow. O autor agradece o apoio dos estudantes de Tópicos de Estratégia Empresarial da edição de 2010-2011 do Mestrado em Economia Industrial e da Empresa, da Universidade do Minho.
© Vasco Eiriz. Design by Fearne.