2012-03-27

Questões de estudo sobre estratégia (4)

  • «A Amazon consegue diferenciar a sua oferta ao mesmo tempo que actua num mercado-alvo amplo.» Como é que uma empresa consegue diferenciar a sua oferta sem restringir o seu posicionamento a determinados segmentos de mercado?
  • «A água engarrafada é vendida a pelo menos 200 vezes o preço da água da torneira, havendo diferenças significativas de preço entre marcas distintas.» Quais são os factores de diferenciação que determinam a diferença de preço que pode ser praticada para a água engarrafada? Explique.
  • «Para a sua marca Zara, a Inditex fabrica a maior parte do vestuário que vende e controla toda a sua distribuição, desde as fábricas até aos pontos de venda que gere directamente. A Benetton faz subcontratação da maioria da sua produção e a maior parte dos seus retalhistas são geridos por franquias.» Caracterize a estratégia de cada uma das empresas. Qual das estratégias lhe parece melhor? Discuta vantagens e inconvenientes de cada uma delas.
  • Muitas empresas anunciam que «As pessoas são o nosso recurso mais importante». Discuta a importância deste recurso tendo presente as características necessárias para desenvolver uma vantagem competitiva sustentável.
  • «A Apple tem sido bem sucedida no domínio do mercado de leitores de mp3 com o iPod e no mercado de "download" de música com o serviço iTunes.» De que forma poderá a Apple manter o seu posicionamento de liderança nestes mercados?

Fonte: questões criadas e adaptadas por Vasco Eiriz a partir de conteúdos disponíveis em Grant, Robert M. (2010). Contemporary Strategy Analysis, 7/e, Wiley, Cambridge, MA, e Johnson, Gerry; Scholes, Kevan; Whittington, Richard (2008). Exploring Corporate Strategy, 8/e, Financial Times/Prentice–Hall, Harlow. O autor agradece o apoio dos estudantes de Tópicos de Estratégia Empresarial da edição de 2010-2011 do Mestrado em Economia Industrial e da Empresa, da Universidade do Minho.
© Vasco Eiriz. Design by Fearne.