2012-04-01

Questões de estudo sobre estratégia (5)

  • «Os recursos, actividades e competências centrais da Microsoft dizem respeito ao desenvolvimento e comercialização de software de computação complexo. O seu maior recurso é a enorme base instalada do seu sistema operativo Windows.» Será que a entrada da Microsoft no mercado de consolas de videojogos (através da consola Xbox) indica que a sua estratégia está a afastar a empresa dos seus principais recursos e capacidades?
  • «Em 2006 a Disney completou a aquisição da empresa de cinema de animação Pixar por 7,4 mil milhões de dólares. O alto preço de compra reflecte a vontade da Disney em adquirir as capacidades e competências de animação da Pixar, o seu talento (animadores, técnicos e contadores de histórias), e a sua cultura de criatividade.» Quais os riscos que a Disney enfrenta na persecução dos objectivos desta aquisição?
  • Se tiver necessidade de planear um "workshop" sobre estratégia, sugira os participantes para esse evento e os papéis por eles assumidos no caso duma empresa que necessita de repensar a sua estratégia como consequência duma profunda crise.
  • No caso do sector da distribuição automóvel, analise de que modo as capacidades estratégicas que formavam a base da vantagem competitiva desta indústria/sector sofreram alterações ao longo do tempo. Porque é que se verificaram estas alterações? Em que medida se alterou a posição relativa e as forças de uns operadores em relação a outros ao longo do tempo?
  • «Illy, o fornecedor italiano de café de qualidade e de máquinas de café, está a lançar a nível internacional o café "gourmet".» Qual o conselho que daria a esta empresa afim de construir uma vantagem competitiva para enfrentar a liderança de mercado da empresa Starbucks?

Fonte: questões criadas e adaptadas por Vasco Eiriz a partir de conteúdos disponíveis em Grant, Robert M. (2010). Contemporary Strategy Analysis, 7/e, Wiley, Cambridge, MA, e Johnson, Gerry; Scholes, Kevan; Whittington, Richard (2008). Exploring Corporate Strategy, 8/e, Financial Times/Prentice–Hall, Harlow. O autor agradece o apoio dos estudantes de Tópicos de Estratégia Empresarial da edição de 2010-2011 do Mestrado em Economia Industrial e da Empresa, da Universidade do Minho.
© Vasco Eiriz. Design by Fearne.