2012-06-04

Questões de estudo sobre estratégia (10)

  • Recorrendo ao relatório anual de uma empresa cotada em bolsa, refira e explique exemplos dos seguintes conceitos: missão, metas, objectivos, estratégias, políticas, e programas.
  • Recorrendo a fontes diversas (por exemplo, relatórios anuais, artigos de imprensa e Internet) sobre uma organização à sua escolha escreva, em não mais do que uma página, um breve estudo de caso que evidencie o desenvolvimento estratégico e a actual posição estratégica dessa organização.
  • Discuta e compare como os diferentes componentes do processo de gestão estratégica são geridos nas seguintes organizações: uma empresa de serviços profissionais (por exemplo, uma grande consultora internacional); e uma organização do sector público à sua escolha (por exemplo uma Câmara Municipal, uma instituição de ensino superior ou um hospital).
  • Identifique as principais mudanças previsíveis na indústria/sector em que se insere a uma organização à sua escolha (considere, por exemplo, a organização onde trabalha).
  • Leve a cabo uma análise de cada uma das cinco forças competitivas de uma indústria/sector à sua escolha. Quais são as principais forças competitivas que influenciam essa indústria/sector? Existirão algumas mudanças que possam vir a ocorrer, que afectem significativamente as bases da rivalidade nessa indústria?
© Vasco Eiriz. Design by Fearne.