2013-10-12

Asas



É um fenómeno sonoro deveras difícil de explicar. No caos de páginas e separadores abertos na internet, ao mesmo tempo que a máquina debita "Vicarious redemption" de Cult of Luna, sem que se desse por ela, num dos separadores ocultos, o vídeo aqui colocado começa também ele a debitar uma estranha mistura de sons: a doce voz catalã a contar histórias de corridas de fórmula 1 de antigamente alternadas com o roncar harmonioso de motores, misturadas com "Vicarious redemption". Tudo sem imagem, precisamente porque o vídeo corria oculto. O resultado desta colagem sonora de voz e motor com notas musicais associadas ao próprio roncar de Cult of Luna é uma experiência sonora impressionante.



Sem se perceber que a montagem estava a decorrer naquele preciso momento, durante dias ouviu-se os longos 18 minutos e 52 segundos do "vigário" à procura do som dos motores e das vozes catalãs. Talvez argentinas. Tinham desaparecido! Suspeitando haver engano na identificação da faixa, pesquisa-se Cult of Luna de fio a pavio, à procura daquele som. Que obviamente não se encontra. Até que um misto de pesquisa, sorte e memória encontrou a resposta. Daí que o postal do video tenha sido intitulado precisamente "Vicarious redemption" como que a lembrar esse fenómeno sonoro que atormentou durante dias.



Fica a sugestão a produtores sonoros: cole-se o som desse vídeo a "Vicarious redemption" de Cult of Luna! Agora que se descobriu a receita, junte-se-lhe os saltos do Audi em Sitges, registados no mesmo vídeo. Compreende-se melhor o sentido da expressão inscrita no aileron: "Gives you wings".
© Vasco Eiriz. Design by Fearne.