2015-02-06

Época especial

Nesta época de exames já aconteceu garantidamente duas vezes, talvez três. Chegado o momento de entregar a prova, simpaticamente, vários estudantes repetem: «Boas férias, professor». O que me deixa sempre estupefacto e sem saber o que responder.



Como é possível ter umas boas férias com as provas destes mesmos estudantes, acabadinhas de entregar, para ler e avaliar?! Como é possível ir de férias neste tempo e neste contexto?! Será este cumprimento uma praxe do estudante ao professor ou um mero gesto de simpatia inconsequente?

Definitivamente não entendo que me desejem boas férias após me entregarem um exame para ler e avaliar conjuntamente com centenas de outros. Confesso que até já me ocorreu: será que a folha de respostas de algum destes estudantes trás dentro um vale de férias que justifique o cumprimento? Nunca encontrei nenhum.



A simpatia recomendaria responder: «Obrigado. Para sim também». Mas a verdade é que não se pode tirar férias nesta época e também parece excessivo que um estudante tire férias em janeiro ou fevereiro. Por isso, limito-me a fazer cara de estupefacção e a dizer que não vou de férias.

Da próxima vez, acho que vou ser tão provocador quanto estes estudantes e responder com cortesia: «Obrigado. Assim farei. E como tal desejo-lhe bom estudo para a época especial. Lá nos encontraremos».
© Vasco Eiriz. Design by Fearne.