2015-02-09

Navegação e entretenimento móvel

Na visita que há dias realizámos à fábrica da Delphi, em Braga, agradou sobretudo pisar e cheirar o chão da própria fábrica e respirar o ar da produção e engenharia. Recordei-me bem da primeira disciplina que lecionei na Universidade do Minho; uma disciplina designada Organização e Métodos onde leccionava precisamente organização e métodos (curioso, não é?) e conferia um merecido destaque a gestão da qualidade. A ordem reinante na fábrica fez também lembrar o exército!

Para registo, fique-se sabendo que esta unidade fatura mais de 300 milhões de dólares por ano para clientes da indústria automóvel, entre os quais lidera o grupo Volkswagen, emprega aproximadamente 600 colaboradores, e, fato também ele relevante, trabalha em três turnos diários, num total de 15 turnos por semana.



Produz o que para um leigo são auto-rádios. Contudo, como Portugal já não é de todo competitivo para produzir auto-rádios, pelo menos nos produtos de entrada, então o negócio desta fábrica centra-se na produção de sistemas de navegação e entretenimento móveis.
© Vasco Eiriz. Design by Fearne.