2015-05-06

Uma espécie de Cinemateca?

O pequeno auditório do Theatro Circo em Braga tem programados para as restantes segundas-feiras do mês de Maio, pelas 21:30, três filmes de Roberto Rossellini, o mestre do neo-realismo: Roma, Cidade Aberta (1945), no dia 11; Alemanha, Ano Zero (1948), programado para 18 de Maio; e Europa 51 (1952), a ver no dia 25. As sínteses que se seguem são do próprio Theatro Circo.



«Enquanto Roma é ocupada pelos Nazis, cruzam-se histórias de vida. Entre as personagens, encontram-se Pina, Francesco e Manfredi, líder do movimento da resistência romana. O padre Pietro ajuda a resistência, transmitindo as suas mensagens e auxiliando o movimento financeiramente. A Gestapo captura o padre e interroga-o, tentando convencê-lo a trair a sua causa. Roma, Cidade Aberta é considerado um exemplo fulcral do Neo-realismo, formando juntamente com Paisà – Libertação e Alemanha, Ano Zero a chamada “Trilogia Neo-realista”.»



«O filme segue Edmund, um rapaz que vive na cidade de Berlim, destruída pela Segunda Guerra Mundial. Para ajudar a sua família, Edmund tem que pensar em várias formas de arranjar comida e sobreviver. Um dia, encontra um antigo professor e Edmund espera que ele o ajude de alguma forma. Porém, não é isso que acontece.»



«Ingrid Bergman interpreta Irene Girard, uma mulher rica e egocêntrica, habituada a uma vida luxuosa, em Roma. Quando o seu filho morre de forma dramática, Irene decide dedicar o seu tempo e dinheiro aos mais necessitados, de modo a lidar com a culpa e encontrar significado na sua vida. O seu novo propósito de vida leva a problemas conjugais e a questionar a sua sanidade.»
© Vasco Eiriz. Design by Fearne.