2015-06-18

Uma história gráfica

Um cartaz é em primeiro lugar um suporte de comunicação. Mas é também e sobretudo um veículo de expressão cultural, política e artística indissociável do seu tempo e do seu contexto.

Imperdível, é o que me ocorre dizer sobre a exposição de cartazes patente no salão medieval da reitoria da Universidade do Minho, no Largo do Paço, em Braga. Trata-se dos cartazes do São João de Braga que percorrem o período entre finais do Século XIX - o cartaz mais antigo data de 1889 - e o presente.


A organização incentiva os visitantes a descobrir o cartaz do seu ano de nascimento. Não foi tarefa que me tenha entusiasmado nem que tenha praticado, mas inconscientemente dei comigo a escolher os mais bonitos. Hesitei entre três ou quatro cartazes do terceiro quarto do Século XX (1950-1975), encontrando-se entre eles o magnífico exemplar de 1966 que, apesar da sua discrição e sobriedade, chamou particular atenção, num primeiro momento porque era ... bonito e foge ao registo tradicional em que a figura principal é naturalmente o menino, mas também porque não foi tarefa fácil decifrar-lhe o ano.

Fica portanto feita este desafio adicional ao visitante da exposição: encontrar o cartaz de 1966. Para além deste, há, como disse, muitos outros que enchem o olho, incluindo aquele outro enorme não emoldurado (no geral, todos os restantes estão colocados numa moldura preta) afixado ao lado esquerdo da porta principal de entrada.

A exposição intitulada "São João de Braga: uma história gráfica" encerra no dia 26.
© Vasco Eiriz. Design by Fearne.