2015-09-06

Calendário escolar

Não desagrada um calendário escolar que implique começar as aulas nos primeiros dias de setembro.



Houve um tempo - já lá vão muitos anos - em que as aulas se iniciavam em outubro. Depois disso, paulatinamente, ao longo dos anos foram-se conquistando semanas. Há já bastante tempo que as aulas se iniciaram na segunda quinzena de setembro. De há algum tempo a esta parte voltamos a conquistar mais uma ou outra semana e, creio que pela primeira vez, este ano iniciaremos aulas na primeira segunda-feira de setembro, amanhã mesmo.

Não me parece que no futuro antecipemos ainda mais este início ao ponto de replicar a prática de outras paragens e iniciar o ano letivo na segunda quinzena de agosto. Mas esta ideia de iniciarmos imediatamente no início de setembro é convincente. Só assim temos como garantido que terminaremos a parte letiva do primeiro semestre antes do Natal, algo que parece absolutamente necessário para o resto do ano.

Ainda assim, este ano voltamos a ter o transtorno dos exames especiais realizados na semana que ontem terminou. Eu próprio tive o desagrado de dar um exame ontem, sábado, praticamente em véspera de inicio de aulas, algo de todo inaceitável para professores, estudantes e serviços! Em 2015-2016, este ritual será antecipado para julho de 2016. Seria uma medida acertada desde que se garantisse o fim de todas as atividades letivas e de avaliação até 15 de julho o mais tardar. Infelizmente isto não está garantido, implicando um desperdício de pelo menos duas semanas em algo que deveria ser verdadeiramente excepcional e reduzido a não mais de uma semana.
© Vasco Eiriz. Design by Fearne.