2016-11-08

Braga em Risco

Braga em Risco é o nome dado a um intenso programa sobre ilustração que decorre na cidade entre 12 e 30 de novembro. Do programa fazem parte exposições, apresentação de livros, visitas guiadas, concertos, teatro, e, entre outros, um espaço de oficinas sobre ilustração. De acordo com a organização, «este primeiro encontro visa uma abordagem de forma artística e criativa ao mundo da ilustração [...]. Em cada rua, e recanto, há uma história à espera, esboços, traços, riscos, universos de cores e milhares de rostos ilustrados.»



De entre as inúmeras iniciativas, ocorre aqui destacar o Mercado Riscado previsto para o dia 12 entre as 11:00 e as 17:00 horas nos claustros da Rua do Castelo, no que creio ser precisamente o local onde periodicamente é realizado o mercado de antiguidades. Pretende-se aí reproduzir uma «galeria viva com um mercado de ilustração, onde é possível comprar, observar o trabalho ao vivo, conversar com os ilustradores e ouvir histórias descomplicadas com a magia de um risco.» Marcarão presença duas editoras - Paleta de Letras e Tcharan - e os seguintes ilustradores: Adão Silva, Anabela Dias, Danuta Wojciechowska, Ileana Rovetta, Mafalda Milhões, Margarida Botelho, Rachel Caiano, Raquel Costa, Sandra Sofia Santos, Sara Feio, Uma Joana.

Durante o período do evento, entre 12 e 30 de novembro, recorde-se, ali mesmo ao lado da Rua do Castelo, na Torre de Menagem da cidade, estará exposta uma instalação intitulada Rostos da Minha Terra, através da qual se pretende dar a conhecer melhor as seguintes personalidades que duma forma ou de outra fazem parte da história da cidade: André Soares, Carlos Amarante, Dom Diogo de Sousa, Dom João Peculiar, Dom José de Bragança, Dom Paio Mendes, Dom Rodrigo de Moura Telles, Francisco Sanches, São Frutuoso, São Martinho de Dume, Tyche e Maria Ondina Braga. - 08|11|2016
© Vasco Eiriz. Design by Fearne.