2016-12-09

Questões sobre estratégia


  • Discuta em que medida a estratégia da Google é caracterizada por diversificação relacionada ou diversificação não relacionada.
  • Usando os critérios para a avaliação e selecção de estratégias, identifique e avalie as opções estratégicas de uma das seguintes empresas à sua escolha (escolha uma só empresa): Google, Ebay, Amazon, NCR, Rayanair, Zara.
  • «As alianças estratégicas não sobrevirão no longo prazo se forem vistas apenas como remendos na base de recursos, actividades e competências da empresa.» Comente esta afirmação.
  • «A Giorgio Armani SpA é uma empresa italiana privada pertencente principalmente à família Armani. A maioria das suas peças de vestuário e acessórios são produzidos e comercializados pela empresa (alguns são produzidos por fornecedores externos). Noutros produtos, nomeadamente perfumes, cosméticos, e óculos, a Armani licenciou as suas marcas a outras empresas. A Armani está a pensar expandir-se para o vestuário desportivo, hotéis e lojas para noivas.» Aconselharia a Armani a desenvolver-se internamente ou através de relações inter-organizacionais como, por exemplo, alianças estratégicas? Justifique as suas escolhas.
  • A Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho pretende melhorar a eficácia no desenvolvimento e fornecimento de programas de formação, e aumentar a eficácia dos seus diplomados nas suas carreiras. Que ferramentas e sistemas de gestão de recursos de informação, conhecimento, ou outros podem ser implementados de forma a alcançar aqueles objectivos?

Fonte: questões criadas e adaptadas por Vasco Eiriz a partir de conteúdos disponíveis em Grant, Robert M. (2010). Contemporary Strategy Analysis, 7/e, Wiley, Cambridge, MA, e Johnson, Gerry; Scholes, Kevan; Whittington, Richard (2008). Exploring Corporate Strategy, 8/e, Financial Times/Prentice–Hall, Harlow. O autor agradece o apoio dos estudantes de Tópicos de Estratégia Empresarial da edição de 2010-2011 do Mestrado em Economia Industrial e da Empresa, da Universidade do Minho.
© Vasco Eiriz. Design by Fearne.