2017-02-03

Questões sobre estratégia


  • Explique como, mudando a forma de gerir as relações num sistema de negócios ou numa rede de valor, se pode melhorar a eficiência e/ou eficácia de uma organização. Ilustre a sua resposta através da referência a uma organização à sua escolha (por exemplo, a organização onde trabalha).
  • Explique o que significa diversificação relacionada e não relacionada. Tendo em conta a sua explicação, é a diversificação relacionada uma estratégia mais razoável do que a diversificação não relacionada?
  • Muitas empresas argumentam que procuram sinergias entre negócios da sua carteira de negócios. Discuta que tipo de sinergias é possível desenvolver e as dificuldades encontradas na gestão de empresas diversificadas.
  • Em não mais do que uma página, escreva um pequeno relatório para o director de uma organização num mercado à sua escolha (por exemplo, mercado da organização em que trabalha), explicando quando e de que forma pode fazer mais sentido a cooperação do que a rivalidade.
  • Identifique desenvolvimentos possíveis da estratégia em termos das suas combinações entre a direcção e método de desenvolvimento, numa organização à sua escolha (por exemplo, a organização onde trabalha).
© Vasco Eiriz. Design by Fearne.