PEDIP NA CHINA. Quem haveria de imaginar que o PEDIP e outros programas de apoio à indústria poderiam beneficiar os chineses? A julgar por esta notícia poderá ser o que está em causa.
Os asiáticos estão a adquirir a massa falida de várias empresas têxteis portuguesas com a intenção de colocar os equipamentos nas suas fábricas fora de Portugal. Com este passo, os asiáticos ganham equipamentos que não tinham, mais modernos e complementares à sua produção. Os casos mais recentes são os das empresas Fiação do Olival, Vilatêxtil, Têxteis ATMA e Sampaio Ferreira, todas decalaradas falidas. Esta estratégia passa também por comprar empresas em funcionamento, principalmente as especializadas na fase de fiação. O cenário de crise vivido no sector têxtil nacional é favorável ao aumento de aquisições por parte de grupos poderosos que se estão a formar na Ásia.
Será que a Secretaria de Estado dos Transportes, a tal que anda irritada com a Bombardier por esta ter fechado as portas, vai também propor a expropriação do parque industrial têxtil?