2007-09-17

Crónica do seminário
Por Vanda Lima

O Seminário de Investigação em Dinâmica Empresarial, que decorreu no passado dia 6 de Agosto na Universidade do Minho, teve como objectivos principais reunir um conjunto restrito de investigadores para partilhar e debater as suas experiências de investigação, de modo a obter contributos para ultrapassar as dificuldades sentidas.

Como aspectos positivos deste Seminário, destaco: i) em primeiro lugar, a diversidade de temas que foram abordados, embora em áreas de conhecimento bastante próximas, bem como a diversidade de metodologias adoptadas nos trabalhos apresentados; ii) em segundo lugar, a participação no Seminário de investigadores seniores de áreas de conhecimento diferentes, especificamente, economia e gestão, que permitiu, na minha perspectiva, contributos mais abrangentes; iii) em terceiro lugar, o contacto pessoal com outros investigadores; iv) e, por último, a apresentação de trabalhos de investigação com diferentes níveis de maturidade. Considero que este facto foi um excelente contributo para os investigadores que se encontram no início dos seus trabalhos, visto que existiu uma partilha das dificuldades que foram sentidas ao longo da investigação e das soluções encontradas.

Como sugestão de melhoria para próximas edições do Seminário, considero que poderia ser fornecido previamente um resumo dos trabalhos. Esta medida iria possibilitar, na minha opinião, um debate mais frutífero no dia do Seminário porque facilitaria a intervenção dos investigadores juniores (tal como eu) que, pela menor experiência, se sentem menos confortáveis a fazer comentários quando confrontados com as apresentações dos trabalhos.

"Crónica do seminário" é um registo pessoal e subjectivo de alguns participantes no Seminário de Investigação sobre Dinâmica Empresarial realizado na Universidade do Minho em 6 de Agosto de 2007. Vanda Lima, doutoranda em ciências empresariais naquela universidade, apresentou a comunicação intitulada "Estratégia, inovação e desempenho em redes industriais locais". Leia a próxima crónica dentro de dias.
© Vasco Eiriz. Design by Fearne.