2007-11-02

Distribuição de Dividendos
Por Vasco Eiriz

Uma vez mais parlamentares dão o exemplo
Ficou célebre a constatação de Marques Mendes ao dar conta de que a bancada do PSD teria sido escolhida numa noite de nevoeiro. Não se sabe se o dito terá influenciado o resultado das directas do PSD, nem tão pouco a escolha, passadas poucas semanas, de um D. Sebastião para conduzir os destino do grupo parlamentar, mas duma coisa parece que não restam dúvidas: se as escolhas sociais-democratas decorreram em noite de nevoeiro, então no caso socialista, além de nevoeiro, na noite de todas as escolhas deve ter trovejado. Prova-o, por exemplo, mais uma inclassificável iniciativa legislativa do PS. A do estatuto do aluno, a quem tudo parece ser permitido. Aqui suspeita-se que o normativo do PS e da ministra da pasta que isenta a frequência dos alunos a aulas e promove o absentismo tenha sido inspirado pela prática de muitos deputados. Talvez por isso o aprovem à imagem da assiduidade que praticam e da dispensabilidade de justificar faltas que parecem desejar para si.

Casa pronta
A iniciativa de 12 notários de várias cidades do país interporem providências cautelares contra o projecto Casa Pronta, medida de desburocratização do Governo, revela bem os interesses que as reformas necessitam combater para serem bem sucedidas. Ora, contra as reformas de que o país está carente – quer se trata duma simples medida de desburocratização ou qualquer outra – haverá sempre fortes barreiras e interesses instalados difíceis de desalojar. Mas é ao Governo que compete governar. E se a medida é correcta e deve ser implementada, então que assim seja. E se os interesses instalados precisam der ser aniquilados que assim seja. De outra forma nunca haverá reformas e a casa nunca estará pronta.

Futsal de primeira
Se gosta de futebol, dou aqui um conselho. Vá assistir a um jogo de futsal. Foi o que aqui se fez com um jogo do campeonato da segunda divisão, série A. Emoção do princípio ao fim, grande equilíbrio competitivo, incerteza no resultado, relógio e regras de tempos e penalizações inequivocamente mais claras do que no futebol de 11. Se aquele jogo é representativo do que se passa no campeonato – e não há motivos para que não seja – então, registe a sugestão. Vá ao futsal, começando, por exemplo, no europeu da modalidade que se realiza dentro de dias.

Distribuição de Dividendos, uma coluna com estatutos desblindados que não necessita de autorização da assembleia geral para distribuir dividendos e garante OPAs céleres.
© Vasco Eiriz. Design by Fearne.