2010-02-15

Paços do Concelho (9)

Na última Assembleia Municipal de Monção (AMM), um ou dois deputados-trauliteiros-socialistas - daqueles que entram de carrinho porque lhes falta jeito para o drible - entenderam levantar dúvidas sobre a ajuda de custos a que tenho pessoalmente direito por residir fora de Monção. «Que não; que era um escândalo pedir ajudas de custo; coisa horrivel que nunca se vira por aquelas paragens!», era mais ou menos este o argumento original. Um deles, armado em engraçadinho, até disse que não levaria a mal se eu oferecesse a ajudinha à Cruz Vermelha. O que me fez recordar os tempos em que Maria Barroso, a esposa do outro, geria a coisa assim como quem trata da dispensa lá de casa! Apesar da "escandaleira", rapidamente, um outro socialista mais pragmático e menos pacóvio - daqueles que abundam hoje pelo país - quiz de imediato saber como é que isso - a ajuda, a dos custos, não a da Cruz - se conseguia!! «Afinal não parecia má ideia», subentendeu-se nas palavras do esperto.

Em certo momento, nas sequência das doutas informações da mesa, apeteceu-me ripostar perguntando se o "presidente" em exercício - também ele com pouco jeito para o encargo - se tinha deslocado ao congresso da Associação Nacional de Municípios, realizado em Viseu, com os seus próprios meios. Ou até se o presidente do executivo se desloca a Lisboa ou a outras localidades em trabalho com os seus próprios meios. Com toda esta moral e apego monçanense, nunca se sabe! Ou será que entregam o caroço à Cruz Vermelha sem ninguém saber?

Não perguntei porque senão a coisa poderia descambar. Mas confesso que me apetece agora perguntar a estes "ilustres deputados" da AMM o que acham do facto duma deputada cinematográfico-socialista do parlamento nacional receber 528 euros de ajudas de custo diárias para além da viagem semanal de ida e volta entre Lisboa e Paris. Provavelmente não o farei, mas se me picarem ... Feliz ou infelizmente, em Monção, um pouco à semelhança do que se vê no país, não faltam assuntos bem mais importantes. E é nestes que o combate deve ser travado.
© Vasco Eiriz. Design by Fearne.