2010-04-15

ClaustrUM

O contrato de confiança novamente
Depois de ter solicitado em 02-03-2010 o agendamento da discussão das implicações para a EEG do "programa de desenvolvimento da UMinho" (vulgo "contrato de confiança"), o conselho de escola encontrou finalmente tempo para discutir o assunto na sua reunião de ontem, um mês e meio depois do meu pedido! E decidiu por unanimidade manifestar a sua preocupação, considerando incompatíveis a ambição da aposta na investigação e no ensino de qualidade com a oferta constante do referido contrato, julgando excessiva em quantidade essa oferta formativa, e propondo a sua redução substancial.

EEG tem novo presidente
Um ano e meio depois do último presidente ter terminado o seu mandato, também ontem tomou posse o novo presidente da EEG. Como só poderam candidatar-se catedráticos internos, tivemos sorte em ter aparecido um candidato.

Travar o desvario
Na tomada de posse do presidente da EEG, o reitor foi muito claro a dizer que há lugar a ajustamentos na oferta educativa da escola, algo que poderá ser feito até "meados do próximo mês" (expressão do reitor). Fica assim claro que cabe agora à nova equipa executiva da EEG assumir a responsabilidade de colocar um travão ao desvario a que temos assistido em termos de multiplicação da oferta. Isto é, os meus ilustres colegas - a quem aqui torno públicos os votos de boa sorte que lhes desejei pessoalmente - não vão poder dizer que este foi um barco que já tinha partido quando tomaram posse. Aliás, a decisão do conselho de escola de ontem só lhes facilita a vida. Concordem eles com ela.

Clareza na estratégia
Uma vez mais, no segundo discurso que lhe ouço na EEG, a maior preocupação que notei ao reitor com a casa foi de carácter estratégico. Isso estava implicito nas suas palavras ao dizer que havia escolas que conseguiam uma maior clareza na sua estratégia do que outras. Como membro do conselho de escola retive a mensagem, com a qual concordo em parte. Mas também não pode deixar de se afirmar que o responsável máximo pela estratégia duma unidade de negócios não é o responsável dessa unidade, mas sim aquele que coordena a estratégia corporativa das várias unidades.

ClaustrUM, apontamentos duma universidade.
© Vasco Eiriz. Design by Fearne.