2011-05-03

Empreendedorismo rural

No âmbito de um "estudo de oportunidades de investimento no território rural do Vale do Ave", colocaram-me as seguintes questões. Dado o interesse do assunto para outros territórios rurais, responderei brevemente a estas questões neste blogue:
  1. «Com base nos recursos locais (agricultura, património material e imaterial, cultura, ….) e competências (conhecimento da experiência acumulada e/ou conhecimento de âmbito académico) existentes no território (Fafe, Guimarães e Vieira do Minho), que áreas de investimento/negócio têm potencial? Identificar os recursos e competências existentes e respectivo potencial em termos de actividade empresarial.
  2. Que constrangimentos se poderão colocar à exploração dessas potencialidades?
  3. Tem alguma sugestão que possa contribuir para superar essas eficiências/constrangimentos identificados?
  4. Quais as entidades/infra-estruturas de acolhimento/apoios à constituição de empresas existentes no território (nos concelhos abrangidos ou outros da região) que, eventualmente, no futuro possam ser envolvidos no apoio aos empreendedores?
  5. Há alguma boa prática no território que nos possa indicar e que seja elucidativa do aproveitamento e exploração de recursos locais no âmbito do desenvolvimento de uma actividade empresarial? Caso considere não existirem boas práticas neste território, solicitamos a indicação de outras desenvolvidas noutras regiões.»
© Vasco Eiriz. Design by Fearne.