2013-04-11

Caminhos cruzados

– O meu nome é XX. Estou a desenvolver uma dissertação sobre alianças estratégicas. O meu foco será o sector da publicidade. Li a sua "Proposta de tipologia sobre alianças estratégicas" e gostava de saber se haverá possibilidade de me dar alguns inputs durante o processo.
– Claro que sim. Está a mestrar onde? Orientador? Em que fase se encontra?



– O mestrado é da Universidade ZZ e o orientador é o Prof. WW. Estou a definir o caminho. Tenho reunido tudo sobre alianças estratégicas, mas falta-me outro elemento de análise. O meu orientador considera que a dissertação deve ter duas palavras-chave. Considerando as alianças estratégicas como sendo uma, falta-me a segunda. Deverá ser o impacto das alianças estratégicas em "qualquer coisa" ou o impacto de "qualquer coisa" nas alianças estratégicas. A minha ideia inicial era analisar o potencial das alianças estratégicas nas indústrias criativas. Poderia ser interessante um atelier de design de moda aliar-se a um estúdio fotográfico, ou a uma companhia de teatro, por exemplo. No entanto, as indústrias criativas são um campo demasiado vasto. Talvez deva reduzir a um sector que conheça bem. Escolhi o sector da publicidade. No entanto, "sector de publicidade" não serve como palavra-chave teórica. Estou a iniciar a secção das alianças estratégicas num sentido genérico, o que me faz alguma confusão sem saber o rumo que vai levar. Vi que menciona que seria importante analisar a tipologia das alianças num sector, uma vez que varia em alguns aspectos. Alguma sugestão?



– A sua mensagem deixou-me convencido que tem excelentes ideias. Não vai ser difícil desatar o nó. O que me ocorre com maior intensidade é algo próximo da sua ideia original, isto é, um estudo envolvendo vários sectores desse amplo mundo que são as indústrias criativas. Uma questão de partida interessante seria: de que forma as alianças estratégicas são/podem ser utilizadas para desenvolver ofertas integradas de produtos/serviços de diferentes sectores das indústrias criativas? Nesta questão, para além das "alianças estratégicas" tem a tal "qualquer outra coisa", neste caso aquilo a que chamei "ofertas integradas". Uma oferta integrada é um conjunto de serviços e/ou produtos que se complementam. Poderia inclusive analisar estas ofertas integradas (existentes e/ou novas) numa ótica de inovação e soluções criadas à medida do mercado. Não caia na tentação de querer reinventar soluções propondo ofertas integradas que lhe parecem, do seu ponto de vista, excelentes soluções. O interesse do estudo é analisar se estas alianças estratégicas existem na indústria com soluções oferecidas no mercado, e/ou que tipo de alianças e/ou ofertas os operadores instalados podem vir a criar. Para operacionalizar a sua análise, convém de facto limitar o estudo a alguns sectores complementares das indústrias criativas. Como vê, seduziu-me a sua proposta. Limitei-me a acrescentar a ideia de ofertas/soluções integradas inovadoras. É isto que me ocorre. Parece-me que vai por caminhos acertados.



– Esse era o caminho que eu gostava de seguir. É um assunto interessante, pouco explorado e possível de ser feito. Vou ver se consigo reunir informação.
© Vasco Eiriz. Design by Fearne.