2015-01-04

Fome

Embora o prefácio de Paul Auster tenha sido lido no ano velho, Fome de Knut Hamsun (Cavalo de Ferro, Lisboa, 2014) é a primeira leitura do ano, iniciada precisamente no primeiro dia de janeiro. Atendendo aos excessos alimentares da época, não deixa de ser um título significativo e paradoxal.


No instrutivo prefácio de aproximadamente uma dúzia de páginas, Paul Auster assinala o seguinte sobre o herói de Fome:
«[...] Ele procura o que é mais difícil em si mesmo, cortejando a dor e a adversidade da mesma maneira que outros homens procuram o prazer. Não passa fome porque tenha de o fazer mas por uma estranha compulsão interior, como que para empreender uma greve de fome contra si próprio. [...]» (p. 10)
A postura do herói deixa-nos a reflectir se no início de mais um ano, na sociedade da abundância e do desperdício em que vivemos, mesmo com a suposta crise instalada, não deveríamos colher daqui um ensinamento louvável: no combate às calorias e outros excessos, despojemo-nos da comida, ginásio e de outras modernizes e façamos um voto de fome. Com livros que nos alimentem, naturalmente. Este blogue deseja a todos os seus leitores um bom ano.
© Vasco Eiriz. Design by Fearne.