2015-01-02

Proposta de investigação

Se um estudante me pergunta o que ler para o auxiliar a elaborar uma proposta de pesquisa, para além do documento que eu próprio elaborei de apoio ao Mestrado em Marketing e Estratégia que coordeno na Universidade do Minho, recomendar-lhe-ía um dos vários livros de metodologia que abundam em qualquer biblioteca universitária decente.

Por exemplo, Research Methods for Business Students da autoria de Mark Saunders, Philip Lewis e Adrian Thornhill (FT Prentice Hall, 6/e, 2012) é um livro que cumpre esse propósito. Na medida em que contém um capítulo focado precisamente na elaboração da proposta de pesquisa, também Exploring Research, da autoria de Neil J. Salkind (Pearson, 8/e, 2013), é uma escolha acertada. Contudo, a partir de agora recomendarei um livro ainda mais focado, exclusivamente centrado na preparação da proposta de pesquisa. Trata-se de Doing your Business Research Project da autoria de John Beech (Sage, 2015) que acaba de sair.



Sendo de leitura fácil e compreensível, Doing your Business Research Project aborda em menos duma dúzia de curtos capítulos o que é essencial na preparação da proposta. Não se perde com debates epistemológicos nem tão pouco torna complexas matérias que devem ser abordadas com pragmatismo e eficácia. Nesta medida, passa a ser uma recomendação incontornável para quem procura uma leitura acessível mas, ainda assim, no essencial, adequada para preparar uma proposta de pesquisa completa e com sentido.
© Vasco Eiriz. Design by Fearne.