2015-01-17

Repórter X - 000

Repórter X é o nome de um novo espaço deste blogue sobre boa vida e sugestões para usufruto à volta do Apartamento na Quinta do Lago e da Casa da Toca.



O nome é, em primeiro lugar, o título duma longa-metragem que gerou o cartaz afixado na sala de estar da Casa da Toca. Sala, aliás, que partilha com retratos de outras personagens notáveis do Século XX português: Almada Negreiros (1893-1970) e Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918).



Repórter X, datado de 1986, foi visionado nessa época - não me recordo de todo onde mas muito provavelmente em ante-estreia na Barata Salgueiro - e o seu cartaz foi aí arrecadado.

De acordo com José Nascimento, realizador e produtor da obra, a ideia do filme terá nascido de uma conversa com José de Matos-Cruz. O argumento, assinado por Manuel João Gomes, José Álvaro Morais e pelo próprio José Nascimento resultou, ainda de acordo com José Nascimento, de um «cruzamento de contos publicados na revista Repórter X, revista editada por Reinaldo Teles».



O título deste espaço foi pois herdado do título de um filme e correspondente cartaz que, por sua vez, o foi buscar ao nome da revista homónima e ao pseudónimo por que era conhecido o seu fundador, Reinaldo Teles (1897-1935), personagem trágica e fascinante, com feitos assinaláveis no jornalismo e na ficção dos anos 1920. A curta vida deste repórter, as histórias e peripécias que gerou e a forma anedótica e casual como o pseudónimo foi criado justificam, só por si, esta referência. Mas Repórter X é sobretudo uma forma simples e despreocupada de intitular esta coluna.

O espaço que agora se apresenta não promete regularidade. Não garante mais do que um registo subjectivo baseado em gostos e desgostos. É também ele uma pequena homenagem a um cartaz e a tudo o que ele encerra mas é sobretudo um espaço para partilhar com os leitores deste blogue sugestões de boa vida à volta do Apartamento na Quinta do Lago e da Casa da Toca.

Repórter X, boa vida e sugestões à volta do Apartamento na Quinta do Lago (Almancil, Loulé) e da Casa da Toca (Sá, Monção).
© Vasco Eiriz. Design by Fearne.