2015-02-22

Repórter X - 002

O percurso aqui retratado reúne dois trilhos localizados no final da Ria Formosa, a escassas centenas de metros do Apartamento na Quinta do lago. Inicia-se junto do lago que confere o nome à Quinta do Lago.



Depois do lago começa o instituído Trilho da Quinta do Lago com 2,3 quilómetros. São os primeiros quilómetros com algumas zonas com areia a requererem maior atenção. Os mais incautos ficam presos. Logo a seguir aparece o passadiço em madeiro que permite atravessar a Ria Formosa para aceder à praia. Talvez por causa da sensação de risco, - tem mesmo que se baixar a cabeça senão fica-se decepado - dá especial gozo acelerar por debaixo do passadiço.



O percurso continua com a Ria Formosa do lado direito e o campo de golfe do lado esquerdo.



De imediato surge o segundo trilho, Trilho de São Lourenço, instituído com 3,2 quilómetros. Poucas centenas de metros depois aparece o primeiro posto de observação de aves.



A meio do Trilho de São Lourenço desvio para o Ludo, zona salina entre a Quinta do Lago e o Aeroporto de Faro. As suas longas rectas em terra batida dura são um convite a testar os limites. Em velocidade, a ondulação do terreno obriga a cuidados redobrados sob risco de despiste e aterragem numa salina.



As salinas oferecem paisagens deslumbrantes. Aqui podem ser observados aviões a descolar do Aeroporto de Faro. Depois de alguns quilómetros surgem os montes onde é acumulado o sal extraído das salinas.



A passagem de emergência para o aeroporto assinala a saída do Ludo e o regresso à Quinta do Lago, novamente no trilho de São Lourenço em zona ainda não explorada. Há vestígios da presença romana com tanques para salgar o peixe.



Serpenteiam-se os campos de golfe em percurso técnico e persegue-se de regresso à ponta final da Ria Formosa junto do passadiço, repetindo o Trilho da Quinta do Lago até ao restaurante Casa do Lago.



Mais detalhes.

Repórter X, boa vida e sugestões à volta do Apartamento na Quinta do Lago (Almancil, Loulé) e da Casa da Toca (Sá, Monção).
© Vasco Eiriz. Design by Fearne.