2015-03-17

Repórter X - 003

Depois de as duas entradas anteriores de Repórter X terem sido preenchidas com sugestões à volta do Apartamento na Quinta do Lago, no Algarve, ruma-se agora a norte, para junto da Casa da Toca, no Minho. Onde é incontornável uma ou outra referência ao vinho verde, em particular o Alvarinho, talvez a principal fonte de rendimento da economia dos concelhos de Monção e Melgaço.

Poderia aqui sugerir-se um ou outro vinho das inúmeras ofertas existentes no mercado, mas a escolha recai antes numa das empresas do setor, a PROVAM. Em vez de um único vinho, vários vinhos duma vez.



A PROVAM - Produtores de Vinho Alvarinho de Monção, Lda., é uma empresa com pouco mais de 20 anos de idade e que construiu uma posição de destaque no cluster do Alvarinho.

Pergunta o leitor, e pergunta bem: e porquê recomendar aqui a PROVAM e não qualquer outra empresa como, por exemplo, a Adega Cooperativa de Monção, a Quintas de Melgaço ou uma das várias quintas existentes? Por um motivo simples e prosaico: vários dos seus produtos já foram testados, e, não menos importante, na óptica deste espaço, a empresa está instalada a menos de meia-dúzia de quilómetros da Casa da Toca, na freguesia de Barbeita, exatamente a meio do percurso entre a Casa da Toca e a vila de Monção. O que naturalmente, só por si, justifica uma visita para abastecimento.



Entre os seus produtos, é o Varanda do Conde - um verde que incorpora as castas Alvarinho e Trajadura - aquele que mais habitualmente compro (e consumo), aqui e ali complementado pelo Portal do Fidalgo (a sua marca de entrada no Alvarinho) e o Vinha Antiga (um Alvarinho superior). Para além destes, a empresa tem outras ofertas na sua carteira, incluindo espumantes e provavelmente alguma aguardente.

Sendo um produtor, a sua vocação não é naturalmente o retalho e a venda ao público, mas não se iniba de lá passar porque existem condições suficientes para ver os produtos expostos numa pequena vitrina e poder adquiri-los. Sempre fui bem atendido e de forma profissional, por um preço que justifica bem a visita.

Precisamente por causa disso e porque esta empresa, embora jovem, representa do meu ponto de vista o resultado positivo de muitos anos de trabalho em torno de uma casta e de um vinho, só posso recomendar a visita e a aquisição dos seus produtos no próprio local. A menos de meia-dúzia de quilómetros da Casa da Toca.

Repórter X, boa vida e sugestões à volta do Apartamento na Quinta do Lago (Almancil, Loulé) e da Casa da Toca (Sá, Monção).
© Vasco Eiriz. Design by Fearne.