2015-06-14

Ir à guerra

O Arquivo Municipal Alfredo Pimenta com o apoio do Cineclube de Guimarães leva a cabo o ciclo de cinema Ir à Guerra. A iniciativa decorre no âmbito das comemorações do centenário da I Guerra Mundial naquele arquivo, a que já nos tínhamos referido neste blogue.

Estão programadas duas sessões de cinema, a saber: no dia 16 de junho (21:45 horas) será exibido A Grande Guerra (Mario Monicelli, 1959, 130 minutos, M/12); em 30 de junho, à mesma hora, decorre Horizontes de Glória (Stanley Kubrick, 1957, 86 minutos, M/12 anos).



No primeiro, «La Grande Guerra acompanha as peripécias e desventuras de uma dupla de soldados nada heróicos. Oreste Jacovacci e Giovanni Busacca são dois soldados que se detestam. Ou melhor: Busacca detesta Jacovacci, porque o tentou subornar na fila do alistamento para se livrar de ter que servir o exército, e Jacovacci aceitou o dinheiro e não moveu uma palha para livrá-lo das agruras da guerra. Após várias peripécias, acabarão tornando-se amigos.»



Horizontes de Glória resume-se desta forma: «Durante a Primeira Grande Guerra, general francês ordena um ataque suicida contra os alemães, que resulta em tragédia. Para abafar sua participação no incidente, ele escolhe três soldados como bodes-expiatórios, julgando-os e condenando-os à morte.»

Um bom exemplo de propostas alternativas de cinema.
© Vasco Eiriz. Design by Fearne.