2015-06-10

Repórter X - 007

Talvez o leitor deste blogue não saiba onde é Tangil. Se lhe disser que é uma freguesia remota do concelho de Monção, ali para os lados de Merufe e Riba de Mouro, também elas freguesias de Monção, talvez fique na mesma. Mas se lhe disser que não é no fim do mundo, mas é lá perto, talvez me comece a compreender.

Vá por onde vá - vindo directamente de Monção, Melgaço ou Arcos de Valdevez - para lá chegar terá sempre que fazer muitas curvas. Muitas curvas depois chegará a uma das partes do Minho mais interior, rural e profundo que se conhecem. Com muitos montes à volta e o Parque Nacional da Peneda-Gerês ali perto. Estamos em zona montanhosa.

Para aqueles lados, a minha preferência vai o costeletão do restaurante do senhor Fernando em Santo António de Val de Poldros, um lugarejo ainda mais distante a que espero referir-me noutra ocasião. O que quero provar agora é que naquelas paragens, a uma dúzia de quilómetros da Casa da Toca, há programas alternativos de montanha.



Está tudo ainda por explorar mas paulatinamente vão-se estruturando ofertas de lazer que vale a pena conhecer. É exemplo disso, o "passeio" BTT e atividades associadas (caminhada e mini BTT) propostas pelos Amigos da Bicicleta e pela Casa do Provo de Tangil.

Em 2015 ocorrerá a sétima edição do evento, agendada para 18 de junho próximo. O percurso BTT - do que vi num outro vídeo fiquei com a ideia de que chamar-lhe "passeio" é um eufemismo dos amigos da bicicleta de Tangil - tem aproximadamente 30 quilómetros, mas a caminhada (15 kms) e o mini-BTT (10 kms) prometem estiradas menos violentas.



Seja sob a forma de BTT ou caminhada, fica feita a sugestão para explorar os montes das freguesias mais interiores e de montanha do concelho de Monção, já próximos dos concelhos de Arcos de Valdevez e Melgaço. Sítios deslumbrantes que garantem boas fugas.

Repórter X, boa vida e sugestões à volta do Apartamento na Quinta do Lago (Almancil, Loulé) e da Casa da Toca (Sá, Monção).
© Vasco Eiriz. Design by Fearne.