2015-07-08

Repórter X - 009

Quando me disseram que tinha aberto um salão de chã em Monção não quis acreditar. Pensei que estavam a brincar comigo. Se fosse uma cervejaria, uma taberna, um wine bar, ou uma tasca, acreditaria piamente; mas um salão de chã parecia brincadeira.

Abrir uma salão de chã em Monção - terra famosa pelos seus vinhos da casta Alvarinho e com uma cultura alcoólica instituída - seria o equivalente a abrir uma charcutaria ou um talho especializado em carne de porco num país muçulmano! Ou seja, uma autêntica heresia!!

Mas na verdade não estavam a brincar. Era mesmo a sério. O salão de chã em causa abriu em 2014 com o nome Vintage. Carrega a assinatura coffe and tea (afinal o café vem em primeiro lugar!) e, como pode ver-se nas fotografias, possui uma estética também ela vintage.





O primeiro e principal destaque vai para o espaço. Este Vintage encontra-se localizado nos terrenos do Palácio da Brejoeira, na freguesia de Pinheiros, a menos de cinco quilómetros do centro da vila de Monção, aproveitando de forma original e eficaz uma estrutura aí existente.

Para os menos familiarizados com o local, é também nos terrenos do Palácio da Brejoeira que se produz um dos vinhos alvarinhos mais famosos da região: o próprio ... Alvarinho Palácio da Brejoeira. Daí que a visita ao Vintage possa justificar a visita ao próprio palácio e aos seus jardins e bosque e, eventualmente, aos terrenos de cultivo da vinha e instalações de vinificação.

Mas voltemos ao Vintage que quanto ao resto, espero referir-me numa outra oportunidade.





Das escassas visitas ao local, reteve-se na memória um serviço de chã com alguma variedade e bem prestado. Não se avaliou com detalhe o menu mas existem scones, bolos, waffles (não confundir com wafers; as coisas que se aprendem a pesquisar para esta coluna), e coisas do género. O Earl Grey pedido estava bem preparado e vinha servido em bule individual. De resto, o espaço, embora pequeno, é aprazível e recomenda vivamente um chá das cinco. Vintage, claro.

Repórter X, boa vida e sugestões à volta do Apartamento na Quinta do Lago (Almancil, Loulé) e da Casa da Toca (Sá, Monção).
© Vasco Eiriz. Design by Fearne.