2015-07-24

Repórter X - 010

A sugestão que se segue é adequada para os amantes de caminhadas. Trata-se de um trilho junto da vila de Melgaço. Quando o fiz fiquei a conhece-lo por Trilho das Pesqueiras, embora o Município de Melgaço o intitule de Percursos Marginais do Rio Minho. Começa precisamente na Alameda Inês Negra, na vila de Melgaço. Possui aproximadamente seis quilómetros que se percorrem num período de aproximadamente duas horas.

IMG_2913

IMG_2982

Para uma melhor caraterização do percurso, nada melhor do que recorrer às palavras do material de promoção do trilho: «A partir do centro da Vila o percurso desenvolve-se pela encosta das Carvalhiças, através de arruamentos existentes pela encosta das Carvalhiças, cruzando o regato Rio do Porto na Ponte Pedrinha. Segue-se um pequeno troço em que o trajecto coincide com a Avenida 25 de Abril, que estabelece a ligação ao Centro de Estágios. Chegado a este ponto, o percurso atravessa o coração do Centro de Estágios até atingir o pinhal, junto à área técnica da Piscinas Municipais Descobertas, onde se inicia um tramo de 150ml em caminho de terra e pedra. De seguida o trilho segue sobre o trajecto de uma antiga levada de água, actualmente desactivada, através de um passadiço em madeira com cerca de 1500ml de comprimento e 1,2m de largura. Este passadiço desenvolve-se na encosta do rio Minho e permite aos utentes apreciar as magnificas vistas sobre o património natural do rio Minho e a sua envolvente directa. O passadiço termina numa pequena área de lazer, seguindo o trilho, também na encosta do rio Minho, até ao Centro Hípico de Melgaço através de caminho em saibro. A partir deste ponto o trilho desce até à Veiga de Remoães, atravessando aquela zona agrícola. Finalmente, depois de entrar no núcleo urbano de Remoães, o trilho segue até à entrada norte das Termas do Peso pela zona da Folia, onde termina.»

IMG_3053

É um trilho de baixa dificuldade no qual destaco três pontos principais. O primeiro ponto de interesse é naturalmente o da partida, na bonita vila de Melgaço. Depois, a meio do percurso, o rio - agreste e deslumbrante - vê-se a partir do passadiço em madeira em zona alta que nos vemos obrigados a percorrer. Nessa zona são também visíveis algumas pesqueiras, património histórico e simbólico duma atividade que, apesar de ter vivido melhores tempos, ainda se vai praticando de forma residual e amadora. Finalmente, o terceiro grande ponto de interesse, no final do percurso, são as Termas de Melgaço, recentemente revitalizadas e abertas ao público depois de imensos anos de relativo abandono.

IMG_3040

Pela sua originalidade e pela forma como foi desenhado, captando vários pontos de interesse (outros existem para além daqueles que destaquei), este é um trilho que vale a pena percorrer.

Repórter X, boa vida e sugestões à volta do Apartamento na Quinta do Lago (Almancil, Loulé) e da Casa da Toca (Sá, Monção).
© Vasco Eiriz. Design by Fearne.